Governador do AM nomeia novo procurador-geral do Ministério Público de Contas
21 de maio de 2024

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium
MANAUS (AM) – O procurador de Contas do Amazonas João Barroso de Souza foi nomeado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), para ocupar o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
O decreto foi publicado nessa segunda-feira, 20, e estabelece o procurador à frente do MPC-AM no biênio 2024-2026 A data da posse ainda não foi marcada. Veja abaixo:

Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Barroso tomou posse como procurador do MPC em 2006, após passar em 1º lugar no concurso para procurador da instituição.
O servidor já assumiu o cargo de procurador-geral em outras duas ocasiões: a primeira no biênio 2018/2020 — nomeado pelo então governador Amazonino Mendes — e a segunda no biênio 2020/2022, também nomeado pelo governador Wilson Lima.

João Barroso é especialista em Direito Tributário, Direito Imobiliário e Direito Administrativo. Antes de ingressar no Ministério Público de Contas, atuou como procurador do Estado de Roraima.
Ele trabalhou, ainda, como escrivão no Tribunal de Justiça do Amazonas e como auxiliar de serviços de Apoio, aprovado em 5º e 2º lugares, respectivamente. Foi professor de Direito Civil em cursos preparatórios.