Governador do AM, Wilson Lima, vistoria obras do Anel Sul, maior complexo viário de Manaus


23 de setembro de 2020
Governador do AM, Wilson Lima, vistoria obras do Anel Sul, maior complexo viário de Manaus
Com investimento total na ordem de R$ 89 milhões, a obra está gerando cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos (Secom/ Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, inspecionou, na manhã desta quarta-feira, 23, parte das obras do Anel Sul, que será o maior complexo viário de Manaus. Com investimento total na ordem de R$ 89 milhões, a obra está gerando cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos. O viaduto principal, com oito alças de acesso, tem previsão para ser entregue em dezembro.

Situado no entroncamento da Avenida Torquato Tapajós com a Estrada do Tarumã e a avenida Arquiteto José Henriques, o Anel Sul vai facilitar o deslocamento entre a Zona Oeste e a Zona Norte da capital, desafogando o trânsito e reduzindo a circulação de veículos pesados, como caminhões e carretas, nas áreas centrais da cidade. O complexo também permitirá a ligação direta entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Segundo Wilson Lima, somente o viaduto do Anel Sul terá 180 mil metros quadrados, com capacidade para a circulação de três mil veículos por hora, o que vai melhorar a mobilidade em Manaus. O tráfego na nova pista no sentido Centro/bairro, em direção à barreira, já está liberado desde o mês de agosto.

“Essa obra é muito esperada por quem passa por aqui, principalmente quem acessa o Santa Etelvina, o Centro de Treinamento do Detran, a AM-010, a BR-174. Esse aqui será o maior viaduto, o mais complexo e o mais moderno da cidade de Manaus, aqui há 180 metros quadrados construídos. E não é só o viaduto, inclui também 8,5 quilômetros de sistema viário. Isso significa responsabilidade com o uso dos recursos públicos e a aplicação correta para aquilo que vai beneficiar a vida de quem mora aqui”, frisou o governador.

Wilson Lima também destacou a geração de postos de trabalho em obras de infraestrutura como a do Anel Sul, fundamentais no processo de reaquecimento da economia do Amazonas.

“Nós estamos no processo de retomada das atividades econômicas no estado do Amazonas, desde o dia 1º de junho que nós estamos retomando as nossas obras. Só essa aqui gera algo em torno de 2.500 empregos diretos e indiretos, então isso é importante para a nossa economia e é muito significativo para esse momento de retomada”, acrescentou.

Planejamento 

viaduto terá quatro alças externas e quatro alças internas, formando um trevo de oito alças, possibilitando mais alternativas para os motoristas se dirigirem em qualquer direção, sem a necessidade de semáforos.

O projeto também foi elaborado para levar em conta o crescimento da cidade em longo prazo e prevendo obras futuras como, por exemplo, o aumento do número de faixas na Torquato Tapajós.

“O governador esteve aqui conosco visitando a obra do Anel Sul e já vamos inaugurar até a Ponte do Tarumã. Até o dia 20 de dezembro, estaremos inaugurando este viaduto mais o sistema viário, são três quilômetros de via até chegarmos na Ponte do Tarumã”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Carlos Henrique Lima.

(*)Com informação da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.