Governador do Pará manifesta torcida por candidato governista da Argentina


09 de novembro de 2023
Governador do Pará manifesta torcida por candidato governista da Argentina
Governador do Pará, Helder Barbalho (Reprodução/Internet)
Madson Sousa – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que está torcendo pela vitória de Sérgio Massa na disputa presidencial Argentina de 19 de novembro. A declaração foi dada na abertura do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), na quarta-feira, 8. O evento ocorre em Belém, no  Hangar – Centro de Convenções até domingo, 12, e é o maior do gênero no País.

“Nós estamos torcendo para que a Argentina não corra o risco que o Brasil teve que pagar nos últimos quatro anos”, declarou o chefe do Executivo paraense ao cumprimentar o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, que levou uma delegação de 60 pessoas para o MICBR.

A escolha do novo presidente da Argentina será decidida no segundo turno da eleição presidencial entre o governista Sergio Massa, que teve 36,68% dos votos válidos, contra o candidato de extrema-direita, Javier Milei, que obteve 29,98%. Em terceiro lugar ficou a conservadora Patricia Bullrich, com 23,83% do total. Menos votados foram os candidatos Juan Schareti, com 6,78%, e Myriam Teresa Bregman, com 2,70%.

O ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, disse que em um momento em que o mundo vive uma guerra e uma crescente onda de ódio, a cultura é um instrumento fundamental. “Aqui estamos juntos pela cultura de vida, na irmandade e solidariedade. O presidente Lula, em sua defesa pela vida e pela natureza, nos dá um exemplo mais uma vez, defendendo a unidade latino-americana”.

A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A dez dias das eleições, um levantamento feito pela consultoria Proyección indica o candidato de direita Javier Milei com 44,6% das intenções de voto. O ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa, aparece com 42,9%.

Mercado das Indústrias Criativas da Cultura

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) será realizado até domingo, 12 de novembro, e vai trazer uma explosão cultural das mais diversas artes para a capital paraense. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale, além do apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém.

Durante a programação, são aguardados 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é de que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.