Governador do Pará manifesta torcida por candidato governista da Argentina

Governador do Pará, Helder Barbalho (Reprodução/Internet)
Madson Sousa – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que está torcendo pela vitória de Sérgio Massa na disputa presidencial Argentina de 19 de novembro. A declaração foi dada na abertura do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), na quarta-feira, 8. O evento ocorre em Belém, no  Hangar – Centro de Convenções até domingo, 12, e é o maior do gênero no País.

“Nós estamos torcendo para que a Argentina não corra o risco que o Brasil teve que pagar nos últimos quatro anos”, declarou o chefe do Executivo paraense ao cumprimentar o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, que levou uma delegação de 60 pessoas para o MICBR.

A escolha do novo presidente da Argentina será decidida no segundo turno da eleição presidencial entre o governista Sergio Massa, que teve 36,68% dos votos válidos, contra o candidato de extrema-direita, Javier Milei, que obteve 29,98%. Em terceiro lugar ficou a conservadora Patricia Bullrich, com 23,83% do total. Menos votados foram os candidatos Juan Schareti, com 6,78%, e Myriam Teresa Bregman, com 2,70%.

PUBLICIDADE

O ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, disse que em um momento em que o mundo vive uma guerra e uma crescente onda de ódio, a cultura é um instrumento fundamental. “Aqui estamos juntos pela cultura de vida, na irmandade e solidariedade. O presidente Lula, em sua defesa pela vida e pela natureza, nos dá um exemplo mais uma vez, defendendo a unidade latino-americana”.

A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A dez dias das eleições, um levantamento feito pela consultoria Proyección indica o candidato de direita Javier Milei com 44,6% das intenções de voto. O ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa, aparece com 42,9%.

Mercado das Indústrias Criativas da Cultura

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) será realizado até domingo, 12 de novembro, e vai trazer uma explosão cultural das mais diversas artes para a capital paraense. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale, além do apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém.

Durante a programação, são aguardados 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é de que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.