Governo de Roraima lança vídeos na língua indígena para atender comunidades


15 de abril de 2020
Governo de Roraima lança vídeos na língua indígena para atender comunidades
Vídeos são produzidos na língua de oito etnias de Roraima (Reprodução/Facebook)

Da redação

MANAUS – A população indígena de Roraima terá acesso a uma série de vídeos, em oito etnias, para informar as tribos sobre a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). O trabalho está sendo desenvolvido pelo governo de Roraima.

A ideia é reforçar a implantação de políticas de crescimento e também de proteção ao meio ambiente. Os vídeos são produzidos pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (Seplan), com o apoio das Secretarias de Comunicação (Secom) e do Índio (SEI), nas línguas maternas das etnias Yanomami, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Wai-Wai, Yekuana, Ingaricó e Patamona.

De acordo com o secretário de Seplan de Roraima, Marcos Jorge, pré-candidato à prefeitura de Boa Vista pelo Republicanos, a proposta vai de encontro à determinação da Justiça Federal de consulta aos índios, durante a elaboração do Zoneamento.

“O intuito desse trabalho é levar ao conhecimento das populações indígenas o que é o Zoneamento e a importância que ele tem para o Estado de Roraima, bem como para as suas comunidades. Ao mesmo tempo em que a gente informa, a gente também valoriza todos esses povos perante à sociedade, ao produzir um material como este, inédito em todo o Brasil. É um material extremamente rico, representado por oito lideranças indígenas, que inclusive foram submetidas a um processo seletivo por meio de edital”, frisou .

O governador Antonio Denarium (PSL-RR) lembrou que, desde outubro de 2017, a Justiça Federal acatou pedido do MPF (Ministério Público Federal) e determinou que os trabalhos de elaboração do ZEE, que ainda se encontravam na primeira fase, fossem suspensos até a conclusão das consultas com as lideranças indígenas.

“Há um entendimento do Ministério Público Federal de que as comunidades devem ser incorporadas ao estudo do ZEE e que sejam feitas oitivas destas comunidades dentro dos termos do MPF. Então nós não temos dúvidas de que esses vídeos serão um mecanismo eficaz para compor o trabalho de consulta às comunidades indígenas, sendo possível dar celeridade e avançar na elaboração do ZEE”, afirmou Denarium.

Zoneamento

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um estudo técnico que vai subsidiar o governo na implantação de políticas públicas de ordenamento do território, ajudando a traçar políticas e definir as regras para agricultura e o agronegócio, além de orientar as demais políticas públicas do Estado, com a finalidade de proporcionar conservação ambiental e crescimento econômico.

Para finalização do ZEE, são necessárias três etapas: o planejamento, em que se realiza o mapeamento da área; seguido pela interpretação dos mapas temáticos feitos por técnicos com experiência em zoneamento; e a etapa de prognóstico, composta pelos estudos de cenários e zonificação de território, definindo então o mapa de gestão ambiental.

O governador reforçou ainda que a conclusão do ZEE é de fundamental importância, para que seja possível desenvolver as principais potencialidades do Estado, a produção agrícola e a agroindústria, sem tirar o foco da conservação ambiental.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.