Governo de Roraima nega saída de secretária em meio à crise na Saúde
Por: Winicyus Gonçalves
22 de setembro de 2023
Wynicius Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia
BOA VISTA (RR) – O Governo de Roraima negou nesta sexta-feira, 22, a saída da secretária de Saúde do Estado Cecília Lorenzon em meio à crise na Saúde estadual com o atraso nas obras da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e a operação Esculápio, da Polícia Federal, deflagrada em agosto, em que o marido de Cecília, Wilson Fernando Basso, foi um dos alvos.
Em nota à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, o Executivo afirmou que “não há qualquer alteração no primeiro escalão do Governo de Roraima, portanto, não procede à informação de que teria ocorrido mudança de comando na Secretaria Estadual de Saúde”.
A nota veio em resposta a boatos de que o governador Antônio Denarium (Progressistas) havia pedido à secretária Cecília Lorenzon que ela deixasse imediatamente o comando da Sesau, em uma exoneração “a pedido”.

Apesar do Governo de Roraima ter mantido a secretária no cargo, a situação é tensa nos bastidores. No dia 12 de setembro, o advogado Mario Vicenzo protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um pedido de impeachment contra Cecília. No documento, Vicenzo cita denúncias de corrupção na Pasta e o atraso na obra do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, que é a única maternidade de Roraima.
Caso Cecília deixe o cargo, a troca na Pasta seria a primeira no atual mandato do Governo de Antonio Denarium e a 11ª desde 2019. Ela está na segunda passagem como secretária da Sesau. A primeira passagem dela na Saúde ocorreu em 2019, mas acabou sendo exonerada em meio à greve enfermeiros que exigiam melhores condições de trabalho e diálogo.