Helicóptero da Sesai está há dois dias desaparecido na Amazônia
18 de agosto de 2023

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium Amazônia
MANAUS (AM) – Um helicóptero da empresa Sagres, contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará, vinculado à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), desapareceu na quarta-feira, 16, enquanto fazia o trajeto saindo do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a caminho da capital Macapá, no Amapá. As buscas foram retomadas na manhã desta sexta-feira, 18.
Três pessoas que estavam a bordo da aeronave estão desaparecidas. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), equipes de busca trabalham para localizar o helicóptero e seus passageiros, identificados como José Francisco Vieira, engenheiro da Funai, comandante tenente coronel Josilei Gonçalves de Freitas e o mecânico Gabriel [não foi divulgado o sobrenome].
Leia mais: Justiça devolve helicóptero apreendido em garimpo ilegal no território Yanomami

Segundo a Funai, a equipe estava realizando inspeção de pistas de pouso na região. O trajeto de retorno para Macapá duraria em torno de duas horas. O helicóptero saiu da base às 12h, porém, não chegou em Macapá às 14h, como era previsto.
Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas sobre a aeronave e os passageiros. A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas.
Leia mais: Novo coordenador da Univaja é contra interferências políticas na Sesai e Funai
A deputada federal Sílvia Waiãpi (PL-AP) relatou pela rede social que está acompanhando o caso. “O Ministério da Defesa informou que uma aeronave SC105 está fazendo buscas noturnas. A nave é equipada com infravermelho e está fazendo buscas noturnas na região. Segundo informações, o piloto da aeronave desaparecida avisou que precisaria fazer um pouco de emergência antes de sumir“, comunicou.
“Estamos acompanhando o caso e esperamos que os ocupantes sejam localizados com vida, que tenham feito o pouso de emergência e que logo retornem para as suas famílias, esse é o nosso trabalho“, ressaltou a parlamentar.