Homem atropela multidão, mata dez e deixa dezenas de feridos nos EUA


Por: Cenarium*

01 de janeiro de 2025
Homem atropela multidão, mata dez e deixa dezenas de feridos nos EUA
Carro usado para atropelar pessoas que comemoravam a chegada de 2025 em cidade dos EUA (Reprodução)

MANAUS (AM) – Um homem jogou um carro contra uma multidão nesta quarta-feira, 1º, em uma rua turística de Nova Orleans, nos Estados Unidos (EUA), matando pelo menos dez pessoas e ferindo outras 30 nas primeiras horas do ano novo, segundo autoridades locais.

O ataque aconteceu por volta das três da manhã do horário local. Segundo a polícia, o homem acelerou uma caminhonete contra pessoas que celebravam a virada do ano na Bourbon Street, famosa rua do chamado Bairro Francês, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Depois de atropelar a multidão, o motorista desceu do veículo disparando uma arma de fogo, com policiais atirando de volta. A prefeitura de Nova Orleans confirmou dez mortes e disse que as 30 pessoas feridas foram levadas para hospitais na região.

Policiais ouvidos pela imprensa americana sob condição de anonimato disseram que o homem foi morto após trocar tiros com agentes, e o jornal The New York Times afirma que o caso será investigado como terrorismo.

A chefe da polícia de Nova Orleans, Anne Kirkpatrick, disse que o homem atingiu dois agentes ao sair do veículo e que estava “completamente determinado a causar a carnificina e destruição que causou”. Os policiais estão em condição estável, mas as autoridades não informaram oficialmente se o suspeito foi morto.

“Esse homem estava tentando atropelar o maior número de pessoas possível”, afirmou Kirkpatrick. “Foi um ato deliberado e intencional”. Segundo ela, o FBI, a polícia federal americana, vai liderar as investigações. A prefeita LaToya Cantrell chamou o ocorrido de um ataque terrorista, e o FBI afirma ter encontrado explosivos improvisados no carro utilizado pelo suspeito.

O governador da Louisiana, o republicano Jeff Landry, disse em uma publicação no X que “um terrível ato de violência aconteceu na Bourbon Street nesta manhã”, pedindo que as pessoas evitem a região. Já a Casa Branca disse em nota que o presidente Joe Biden foi informado do ataque e está em contato com as autoridades locais.

Kirkpatrick disse ainda que a maioria das vítimas no ataque era residente de Nova Orleans, e não turistas. A economia da cidade depende do turismo, motivado pela história da região como berço do jazz e pelas celebrações de carnaval. Além disso, Nova Orleans é conhecida por organizar grandes eventos – o Super Bowl, final da temporada de futebol americano e um dos maiores eventos esportivos do mundo, está marcado para acontecer lá em fevereiro.

Incidentes semelhantes já atingiram a cidade no passado. Em novembro de 2024, duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas em um tiroteio durante um desfile. Já em fevereiro de 2017, um homem atingiu uma multidão de turistas com uma caminhonete, ferindo mais de 20 pessoas. Segundo a polícia, ele teria usado uma alta quantidade de drogas.

Leia mais: Ataque a tiros deixa quatro mortos em escola dos EUA
(*) Com informações de Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.