Homem esfaqueia quatro crianças em ataque na França


08 de junho de 2023
Homem esfaqueia quatro crianças em ataque na França
Policiais isolam área após ataque com faca em Annecy, na França (Denis Balibouse/Reuters)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Ao menos seis pessoas, incluindo quatro crianças, foram esfaqueadas nesta quinta-feira, 8, em um parque de Annecy, cidade turística nos Alpes franceses. Três vítimas estão em estado grave.

O agressor foi detido pela polícia. Investigações preliminares apontam que ele é um refugiado sírio com status legal no País — a identidade do homem não foi divulgada. As autoridades investigam o episódio e o Ministério Público descartou motivação terrorista.

Segundo o jornal francês Le Monde, o agressor nasceu em 1991 e mora na Suécia, onde obteve o status de refugiado em abril. Meses antes, em novembro de 2022, ele havia solicitado asilo ao Ofpra, órgão que concede a autorização na França. Como ele obteve a documentação em outro País, contudo, as autoridades francesas não levaram o pedido adiante, já que ele passou a ter situação regular.

O presidente Emmanuel Macron manifestou solidariedade às vítimas e aos familiares. “Ataque de absoluta covardia nesta manhã. Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A nação está em choque. Nossos pensamentos estão com eles, suas famílias e os serviços de emergência”, escreveu.

Políticos de vários espectros condenaram o ataque, e a Assembleia Nacional determinou um minuto de silêncio às vítimas. “Nada mais abominável do que atacar crianças”, disse a chefe do Parlamento, Yael Braun-Pivet.

O ataque ocorreu por volta das 9h45 (4h45 em Brasília), quando crianças estavam brincando em um parquinho perto de um lago na cidade. Segundo o jornal local Le Dauphiné Libéré, as vítimas foram transferidas para o hospital Annecy Genevois, e as testemunhas, para um prédio próximo ao local da ação, isolado pela polícia. Duas crianças e um adulto foram hospitalizados em estado grave.

As crianças feridas têm idades entre 1 ano e 10 meses a 3 anos. Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher desesperada, enquanto tenta proteger um bebê que estava em um carrinho. “O agressor pulou [no parquinho], começou a gritar, e foi em direção às crianças, atacando repetidamente os pequenos com uma faca”, disse uma testemunha identificada como Ferdinand à emissora BFMTV.

O ex-jogador de futebol francês Anthony Le Tallec, que teve passagens por Liverpool e Saint Etienne, corria às margens do lago no momento do ataque. Ele descreveu ao Le Dauphiné Libéré um cenário de “pânico total” e disse que o agressor usava “uma bandana ou turbante”.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.