Homem esfaqueia quatro crianças em ataque na França

Policiais isolam área após ataque com faca em Annecy, na França (Denis Balibouse/Reuters)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Ao menos seis pessoas, incluindo quatro crianças, foram esfaqueadas nesta quinta-feira, 8, em um parque de Annecy, cidade turística nos Alpes franceses. Três vítimas estão em estado grave.

O agressor foi detido pela polícia. Investigações preliminares apontam que ele é um refugiado sírio com status legal no País — a identidade do homem não foi divulgada. As autoridades investigam o episódio e o Ministério Público descartou motivação terrorista.

Segundo o jornal francês Le Monde, o agressor nasceu em 1991 e mora na Suécia, onde obteve o status de refugiado em abril. Meses antes, em novembro de 2022, ele havia solicitado asilo ao Ofpra, órgão que concede a autorização na França. Como ele obteve a documentação em outro País, contudo, as autoridades francesas não levaram o pedido adiante, já que ele passou a ter situação regular.

PUBLICIDADE

O presidente Emmanuel Macron manifestou solidariedade às vítimas e aos familiares. “Ataque de absoluta covardia nesta manhã. Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A nação está em choque. Nossos pensamentos estão com eles, suas famílias e os serviços de emergência”, escreveu.

Políticos de vários espectros condenaram o ataque, e a Assembleia Nacional determinou um minuto de silêncio às vítimas. “Nada mais abominável do que atacar crianças”, disse a chefe do Parlamento, Yael Braun-Pivet.

O ataque ocorreu por volta das 9h45 (4h45 em Brasília), quando crianças estavam brincando em um parquinho perto de um lago na cidade. Segundo o jornal local Le Dauphiné Libéré, as vítimas foram transferidas para o hospital Annecy Genevois, e as testemunhas, para um prédio próximo ao local da ação, isolado pela polícia. Duas crianças e um adulto foram hospitalizados em estado grave.

As crianças feridas têm idades entre 1 ano e 10 meses a 3 anos. Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher desesperada, enquanto tenta proteger um bebê que estava em um carrinho. “O agressor pulou [no parquinho], começou a gritar, e foi em direção às crianças, atacando repetidamente os pequenos com uma faca”, disse uma testemunha identificada como Ferdinand à emissora BFMTV.

O ex-jogador de futebol francês Anthony Le Tallec, que teve passagens por Liverpool e Saint Etienne, corria às margens do lago no momento do ataque. Ele descreveu ao Le Dauphiné Libéré um cenário de “pânico total” e disse que o agressor usava “uma bandana ou turbante”.

(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.