‘Hospital Getúlio Vargas vai ofertar 63 leitos, sendo 18 UTIs’, informa governador Wilson Lima


21 de abril de 2020
‘Hospital Getúlio Vargas vai ofertar 63 leitos, sendo 18 UTIs’, informa governador Wilson Lima
O hospital vai dar reforço à saúde do Estado - foto: divulgação

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima anunciou na noite desta terça-feira, 21, uma parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) para uso de 63 leitos. Desses, 18 são de UTI, os principais para tratamento de pacientes do coronavírus (covid-19).

Wilson disse que além do reforço, o governo age para abrir mais leitos nos hospitais Delphina Aziz e Nilton Lins, referências contra a doença.Conforme o governador, o Nilton Lins tinha na manhã de hoje mais 16 pessoas contaminadas. “Temos trabalhado para abrir estruturas para que a gente possa transferir pacientes e desafogar a rede, principalmente nossos SPA”, disse.

Nesta terça, disse Wilson, o hospital Nilton Lins tem oito leitos de UTI e clínicos ocupados. De acordo com o governador, a pressão sobre a rede de saúde é alta, agravada pelo número de pessoas com síndromes respiratórias. Conforme a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, os leitos do HUGV vão ser ocupados por pacientes que lotam os SPA e UPA.

Ampliação do Delphina

Segundo Wilson, está quase pronta a ampliação da estrutura do Delphina Aziz com mais 100 leitos de UTI. Dessa maneira, a unidade estará com sua capacidade para esse tipo de leito completada. Além do espaço físico, é preciso recursos humanos, equipamentos e insumos, conforme o governo.

Da mesma forma, alguns desses leitos esperam a chegada de médicos intensivistas para entrar em operação. “O que deve acontecer agora, nos próximos dias, quando nós teremos a vinda de profissionais, inclusive, de outras regiões”, disse Wilson.

Beneficente

Segundo a titular da Susam, o governo continua os esforços para ampliar, simultaneamente, leitos em várias unidades. “Todos os leitos são importantes: Delphina, Nilton Lins, que é nosso hospital de combate, o Getúlio Vargas, a Beneficente Portuguesa, que estamos aguardando a liberação deles”.

União dos poderes

Wilson disse que precisa da ajuda de todos os poderes do estado para enfrentar a pandemia do coronavírus.Depois de dizer que tem conversado com órgãos do Legislativo e do Judiciário, o governador informou que tem reunião nesta semana para alinhar soluções.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.