Ibama apreende 117 quelônios no Parque Nacional do Jaú, no AM
Por: Fred Santana
08 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – Uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na apreensão de 117 quelônios no Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, nesta terça-feira, 7. Os animais foram encontrados escondidos embaixo de produtos regionais dentro de uma embarcação que passava em frente à base fluvial da unidade de conservação.
Durante a vistoria, os agentes identificaram que os animais seriam transportados ilegalmente, possivelmente para comércio em Novo Airão, município localizado a 115 quilômetros de Manaus. O infrator responsável pela carga foi autuado em R$ 585 mil, e a embarcação utilizada na atividade ilegal foi apreendida.
Segundo o Ibama, os quelônios estavam em bom estado de saúde e foram soltos imediatamente nas águas do próprio Parque Nacional do Jaú. A operação fez parte do monitoramento de áreas de manejo executado pelo Programa Quelônios da Amazônia (PQA), iniciativa que atua na preservação das espécies e no combate à captura e tráfico desses animais.
Com 2,3 milhões de hectares, o Parque Nacional do Jaú é uma das maiores unidades de conservação de proteção integral do País, abrangendo os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas, e Caracaraí, em Roraima. A região é considerada de alta relevância ecológica por abrigar ecossistemas fundamentais à manutenção da biodiversidade amazônica.
“O Jaú é uma área estratégica para a conservação da natureza na Amazônia. Não podíamos permitir que crimes ambientais ocorram no Parque Nacional. O Ibama e o ICMBio atuarão juntos e de forma intensa para impedir novas agressões à natureza”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
De acordo com dados do Programa Quelônios da Amazônia, o Estado do Amazonas abriga mais de 20 espécies de quelônios, incluindo tartarugas, tracajás e iaçás, sendo Novo Airão uma das principais áreas de ocorrência e reprodução natural desses animais.