Incêndio de grande proporção destrói 11 residências Zona Sul de Manaus
12 de janeiro de 2024

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia*
MANAUS (AM) – Um incêndio de grandes proporções atingiu pelo menos 11 casas no Beco Travessa Rodoviária, nas proximidades da Avenida Duque de Caxias, na Praça 14, Zona Sul de Manaus. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) controlou o fogo após cerca de três horas do início do incêndio. Um homem, que inalou fumaça, foi encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na capital amazonense.

O fogo teve início por volta das 13h. Moradores afirmaram à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA que a causa do incêndio foi o vazamento de gás em uma residência, mas ainda não há confirmação do Corpo de Bombeiros, segundo explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz. Todas residências atingidas pelo fogo, eram de madeira e tiveram perda total.
“Nós estamos ainda investigando [a causa]. Pode ter sido e virtude do gás, mas a princípio não há indícios de explosão de botija. Pode ter sido fogo em panela, inclusive eletrodoméstico, de maneira que o incêndio aconteceu em residência de madeira que propaga muito rapidamente“, explicou Muniz.

Por se tratar de uma localidade onde existem muitas casas de madeira, o fogo se espalhou rapidamente, causando desespero nos moradores, que auxiliavam no combate às chamas enquanto retiravam itens essenciais das casas, como botijas de gás e documentos.

O Corpo de Bombeiros deslocou 14 viaturas para o local e mais de 40 bombeiros atuaram diretamente no combate ao sinistro. Após o apagamento das chamas, a Defesa Civil de Manaus e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foram acionadas para atender os moradores que perderam as casas.
