Incêndio em boate na Macedônia deixa 59 mortos
Por: Cenarium*
16 de março de 2025
MANAUS (AM) – Um incêndio em uma boate lotada na Macedônia do Norte matou 59 pessoas e deixou mais de 150 feridas, na madrugada deste domingo, 16, após a apresentação de um grupo com uso de pirotecnia.
O caso, que lembra a tragédia da boate Kiss em 2013, quando 242 pessoas morreram e 636 ficaram feridas em Santa Maria (RS), ocorreu na cidade de Kocani, a cerca de 100 quilômetros da capital, Skopje.
O fogo começou por volta das 3h no horário local (23h de sábado em Brasília) e destruiu a boate Pulse, que recebia aproximadamente 1.500 pessoas, a maioria jovens, de acordo com a agência MIA.
No local se apresentava o grupo de hip hop DNK, popular no país europeu. Em determinado momento, faíscas entraram em contato com o revestimento do teto, e as primeiras chamas irromperam.

Registros
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os artefatos pirotécnicos foram acionados. O grupo logo interrompeu a apresentação, e extintores de incêndio foram usados em tentativas de conter o fogo, sem sucesso. Houve pânico e correria.
“Todos estavam tentando se salvar“, afirmou a sobrevivente Marija Taseva, 22, à emissora local TV 5.
Enquanto tentava fugir, Taseva caiu e as pessoas passaram por cima dela, segundo seu relato, deixando-a com um ferimento no rosto. Na correria, ela perdeu o contato com sua irmã, que ainda estava desaparecida. “Não conseguimos encontrá-la em nenhum hospital”, afirmou.
Bombeiros conseguiram apagar as chamas antes do amanhecer, enquanto ambulâncias chegavam e saíam do local de forma frenética. O telhado com estruturas de ferro da boate colapsou, e vigas de madeira internas ficaram expostas e queimadas.
O ministro do Interior, Pance Toskovski, foi ao local da tragédia, na cidade de cerca de 30 mil habitantes. Ele disse que 35 vítimas tinham sido identificadas até a manhã de domingo e que a maior parte dos feridos foi levada para hospitais em Skopje e outras cidades vizinhas.