Indígenas da etnia warao são aprovados em processo seletivo especial da UFPA


24 de dezembro de 2020
Indígenas da etnia warao são aprovados em processo seletivo especial da UFPA
Indígenas warao são aprovados no vestibular da UFPA (Divulgação/ Agência Belém)

Com informações do G1

BELÉM, PA – Seis indígenas venezuelanos da etnia warao foram aprovados no Processo Seletivo Especial 2020-6 (PSE-Migre) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A seleção ofertou 24 vagas para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Ao todo, foram aprovados candidatos de seis países diferentes.

Os indígenas aprovados comemoraram a aprovação no espaço de acolhimento da Prefeitura de Belém que fica no bairro do Tapanã. Os calouros foram recebido com a tradicional festa com ovos, farinha de trigo e cortes de cabelo.

“Me sinto muito orgulhoso e feliz em passar na prova. Como indígena Venezuelano não descanso em continuar buscando uma saída melhor para ajudar os irmãos Warao e para continuar o trabalho no Brasil”, declarou Roisdael Calderon, de 37 anos, aprovado no curso de pedagogia.

Este ano, foi o primeiro edital do PSE-Migre ofertado pela UFPA. Foram registrados 155 inscritos para concorrer a 104 vagas em 52 cursos de graduação. Puderam se inscrever estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham cursado o ensino médio no Brasil e que se encontrem no país em condição de refugiados de seu país de origem.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.