Influenciadora americana viraliza ao ler ‘Brás Cubas’, de Machado de Assis: ‘Melhor livro já escrito’
21 de maio de 2024

Da Revista Cenarium*
SÃO PAULO – O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” está, mais uma vez, no centro de discussões na internet. Agora, a “culpada” é a escritora e criadora de conteúdo Courtney Henning Novak, que viralizou ao reagir à leitura de Machado de Assis: “Por que ninguém me avisou que esse é o melhor livro já escrito?“, pergunta em um de seus vídeos no TikTok.
Novak está participando de um projeto, #ReadAroundTheWorld, cuja proposta é ler um livro de cada país em ordem alfabética. O título de Machado foi selecionado para representar o Brasil. “Eu ainda tenho que ler de Brunei a Zimbábue e eu estou lendo este [Brás Cubas] agora? Ninguém podia intervir e sugerir outra ficção medíocre e, quando eu tivesse terminado o projeto, me sugerir essa leitura?“, brinca a escritora.
Não é a primeira vez que o Bruxo do Cosme Velho viraliza entre leitores estrangeiros. Em 2020, a tradução de Flora Thomson-Devaux pelo selo Penguin Classics, esgotou em um dia.
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas” é, possivelmente, a dedicatória mais famosa da literatura brasileira.
Nas redes sociais, leitores argumentam que “vencemos a guerra literária” e comentam a desvalorização da literatura nacional.
Leia a matéria na íntegra neste link.