Infraero apresenta projeto para novo aeroporto de Belém do Pará


16 de julho de 2021
Infraero apresenta projeto para novo aeroporto de Belém do Pará
Saguão do aeroporto de Val de Cans, em Belém (Foto: Divulgação/Infraero)
Com informações da Assessoria

A Infraero concluiu o projeto da nova área de aviação geral do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio César Ribeiro. Segundo a empresa pública, o planejamento inclui novo pátio, com capacidade para 50 aeronaves, três novas pistas de taxiamentos, acesso viário e estacionamento de veículos. Um novo terminal, com 340m², também será construído para receber passageiros e tripulações. 

A próxima etapa do processo será a licitação de contratação de empresa para execução das obras, prevista para ser publicada ainda em julho. Com isso, a previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre deste ano. 

Um novo terminal, com 340m², também será construído para receber passageiros e tripulações. (Foto: Reprodução/Infraero).

“A entrega do projeto atende ao cronograma definido para a transferência das operações.  Foram contemplados todos os quesitos para garantia da segurança e do conforto dos clientes da aviação geral”, afirma o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. 

Com um total de 43 mil m², o novo espaço receberá as operações de aviação geral do Aeroporto Brigadeiro Protásio, que será desativado para a construção de um parque público estadual. A mudança de aeroporto ocorrerá quando as obras estiverem finalizadas e homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Pelo Plano de Transição Operacional, o Aeroporto Brigadeiro Protásio deve ser fechado até o dia 31 de dezembro deste ano. O local irá abrigar o Parque da Cidade, projeto do governo estadual que deve ter obras iniciadas no primeiro semestre de 2022.

Parque Para Todos

Em 2020, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ficou responsável pela administração do novo espaço. Conforme a Seculta, a equipe já realizou uma consulta pública onde a população definiu os eixos cultura, lazer e esporte, paisagismo e meio ambiente. Depois, em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Secult realizou o Concurso de Estudo preliminar arquitetônico, de âmbito nacional, que recebeu 85 inscrições de todo o Brasil.

Projeto Parque da cidade prevê passeio de pedestres em antiga pista de pouso do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém. (Foto: Divulgação/Secult).

A proposta vencedora foi a ‘Parque Para Todos’, que tem como autores os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Muller, Marcos Bresser Pereira Epperlein, Thiago Santana Maurelio, Eduardo Saguas Muller e Guilherme Henrique Machado Faganello, e o estudante Vitor Martins. A equipe é composta por integrantes das empresas Firma Arquitetura e Dezembro Arquitetos, ambas de São Paulo.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.