Itália vende casas por um euro para movimentar economia no País


10 de setembro de 2021
Itália vende casas por um euro para movimentar economia no País
Mais de 50 casas serão vendidas por 1 euro em Trapani, na região da Sicília, na Itália (Divulgação)
Com informações do Infoglobo

TRAPANI – Cerca de 58 casas serão vendidas por um valor simbólico de um euro na cidade de Calatafimi-Segesta, em Trapani, na região da Sicília, na Itália. Não é a primeira vez que isso acontece. A proposta chama atenção do mundo inteiro não só pelo preço de um café expresso como também pela localização dos imóveis, que ficam em regiões famosas e tem como objetivo revitalizar a região.

O anúncio foi feito pelo comissário extraordinário do município, Francesco Fragale, que explicou que a medida possibilitará “iniciar um processo econômico virtuoso que ponha em movimento a economia do País, dando trabalho ao setor da construção e do artesanato, com fortes repercussões econômicas no futuro”.

Para atrair novos moradores, investidores, impulsionar a economia e o turismo, os governos locais oferecem imóveis desde que os novos donos se comprometam a restaurar, reformar, manter as casas por determinado período e arcar com todas as despesas relacionadas à documentação. Caso contrário, o proprietário deverá pagar uma multa e o imóvel será devolvido à prefeitura. Os interessados poderão se inscrever até o próximo mês, segundo a agência Ansa.

Segundo o edital, é preciso respeitar normas rígidas caso o imóvel seja considerado um bem arquitetônico ou cultural. Devido ao tempo de abandono, algumas casas estão bastante degradadas. As obras devem ser concluídas em até três anos a partir do início, uma vez que a licença de construção for emitida, afirma a Ansa.

O primeiro local a oferecer os imóveis foi a cidade de Tarento, na região da Apúlia, com a intenção de revitalizar uma cidade que estava praticamente abandonada.

A iniciativa de Calatafimi-Segesta segue o mesmo formato de outras regiões como Toscana, a Sicília, a Sardenha, a Puglia, o Piemonte e a Lombardia. O projeto existe pelo menos desde 2014 na Itália e ficou conhecida em italiano como “Case a un euro”. Outros países já adotaram a ideia: França, Croácia, Espanha, Japão, Suíça e Portugal.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.