Jovem indígena Ellie Makuxi conquista visibilidade nacional

Jovem conquistou papel em série após viralizar nas redes sociais (Bianca Diniz/Revista Cenarium)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Durante a quarta edição do Acampamento Terra Livre de Roraima (ATL-RR) ocorrida na quinta-feira, 27, a estudante de jornalismo Ellie Makuxi, de 21 anos, participou da plenária “Movimento Cultural Indígena de Roraima: Arte, Luta e Resistência” com outros artistas indígenas, na Praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio da Cultura Nenê Macaggi, em Boa Vista.

A jovem indígena do povo Makuxi destacou a importância do acampamento ser realizado de forma simultânea com o ATL nacional. “Nós somamos forças junto com o ATL de Brasília. Isso é importante, porque nós lutamos todos juntos em todo o Brasil”, disse Ellie.

Jovem indígena compôs a roda de artistas da plenária (Bianca Diniz/Revista Cenarium)

A estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima Ellie Makuxi ganhou destaque em todo o País após ser convidada para estrelar um episódio de uma produção nacional. Durante a plenária, a jovem afirmou que a atuação sempre foi uma brincadeira de infância para ela.

PUBLICIDADE

Ellie contou que costumava encenar em frente ao espelho do banheiro, criando cenários e histórias onde era a protagonista. “Imaginava personagens na minha cabeça. Era um sonho”, contou Ellie. “Eu escutava o pessoal falando assim: ‘tu vai é passar fome, se for estudar teatro’. Mas eu sempre gostei muito, então, sempre foi meu sonho desde criança”.

Leia também: ATL 2023: artistas destacam importância da preservação da arte indígena

Segundo Ellie, a pandemia reacendeu esse sonho. Em parceria com a irmã Glycya Ribeiro, que é psicóloga, professora e comunicadora popular, as duas começaram a produzir vídeos para as redes sociais abordando temas como o garimpo ilegal e a morte de um indígena da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe, Galdino dos Santos. Além disso, a dupla utilizou estratégias criativas, como a dublagem de cenas de filmes, para atrair seguidores, alcançando, inicialmente, a marca de 19 mil.

Convite

O perfil de Ellie chamou a atenção dos pesquisadores de elenco da Rede Globo. “Foi aí que, por meio dessa visibilidade, os pesquisadores de elenco me mandaram uma mensagem pelo Instagram. Eu achei que fosse uma furada”, brincou Ellie.

Conforme informado pela equipe da emissora, o teste, inicialmente, seria on-line, o que foi aceito pela jovem. Após ser aprovada, Ellie recebeu um convite para ir ao Rio de Janeiro, mas com uma condição: “Só vou se minha irmã for comigo!”, justificando que nunca havia saído do Estado de Roraima.

Irmãs viveram experiências juntas no Rio de Janeiro (Reprodução/Instagram)

Representatividade

Em sua primeira experiência como atriz, Ellie Makuxi estreou como Luara, ao lado das atrizes Josy (Dandara Queiroz) e Michele (Isabela Santana), no episódio “Pintadas”, da série Falas da Terra – Histórias Impossíveis. O episódio aborda a ancestralidade e a violência enfrentada pelas mulheres indígenas no Brasil.

O episódio da série foi transmitido durante a Semana dos Povos Indígenas (Divulgação/Rede Globo)

Mensagem

A jornalista ressaltou que a ancestralidade deve ser abordada entre as gerações dos povos indígenas, pois assim, a esperança deve fortalecer o sonho de outras meninas. “Eu sei que, muitas vezes, parece difícil, e realmente vai ser. Mas você, que está me acompanhando, você não está sozinha. Nós estamos aqui para acompanhar o seu sonho, para que quando você ganhar tudo isso, vai ter como compartilhar essa luta com o coletivo, porque nada do que a gente faz é individual. Nós fazemos tudo por um coletivo, então, quando você vê, vencemos juntas e juntos”, comentou Ellie.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.