Jovens deixam de fazer prova do IBGE no AM após erro no horário de aplicação do exame


02 de maio de 2021
Jovens deixam de fazer prova do IBGE no AM após erro no horário de aplicação do exame
O engenheiro mecânico Leonardo Frederico chegou a registrar um boletim de ocorrência relatando o ocorrido (Arquivo Pessoal)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um grupo de jovens deixou de realizar, neste domingo, 2, as provas do Seletivo Simplificado para contratação temporária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Manaus, após um erro de horário para o início do exame. O engenheiro mecânico Leonardo Frederico chegou a registrar um boletim de ocorrência relatando o ocorrido.

Segundo Leonardo, o cartão de confirmação da prova indicava que ela iria começar às 8h, e que o ingresso dele na unidade de aplicação poderia ser a partir das 7h30, horário local de Manaus, mas, quando ele chegou ao centro de ensino para fazer o exame, os portões já estavam fechados.

“O meu cartão de confirmação indicava que a prova iria começar no horário local e não no horário de Brasília. Quando chegamos na instituição para fazer o exame, fomos comunicados que era o horário oficial de Brasília. Tive que fazer o boletim de ocorrência para ser respaldado, pois acabei sendo prejudicado”, contou Leonardo à REVISTA CENARIUM.

De acordo com o o órgão responsável pela aplicação das provas, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no entanto, informou que o exame estava previsto para iniciar às 8 horas, horário oficial de Brasília.

O IBGE Amazonas disse à REVISTA CENARIUM que não vai se comunicar sobre o ocorrido, em virtude do Cebraspe ser o órgão responsável pela aplicação da prova. Na manhã deste domingo, 2, o IBGE nacional emitiu um comunicado reiterando que todos os horários definidos nos editais, em seus anexos e em comunidades oficiais, têm como referência o horário oficial de Brasília.

A prova

No Amazonas, o IBGE oferta 175 vagas para cargos de Agentes de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisores de Coleta e Qualidade. Desses, 158 são para vagas de APM, distribuídas por 12 municípios; e 17 para vagas de Supervisor de Coleta e Qualidade, em 9 municípios.

No País, o IBGE lançou três editais para a realização de processos seletivos simplificados destinados a selecionar candidatos para 6.475 vagas temporárias. As oportunidades são para trabalhar nas pesquisas econômicas e sociodemográficas realizadas pelo instituto.

Ao todo, são 5.623 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento e 552 oportunidades para Supervisor de Coleta e Qualidade – ambas funções para atuação nos 26 Estados e no Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas no site do Cebraspe ou pelo telefone 0800 536 4885.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.