Leilão virtual de obras de arte com inspirações amazônicas vai ajudar povos originários


23 de abril de 2022
Leilão virtual de obras de arte com inspirações amazônicas vai ajudar povos originários
(Isabelle Chaves/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Artistas grafiteiros e grafiteiras amazonenses vão realizar, de 27 de abril a 3 de maio, o “Leilão Projeta Amazônia”. O evento traz obras com inspirações amazônidas e visa a reverter toda a renda arrecadada em doação para instituições dos povos originários com projetos voltados à defesa e manutenção da Amazônia. Nesta 1ª edição do leilão, a iniciativa agraciada será a “Cozinha Boca da Mata”, projeto social e comunitário que oferta refeições gratuitas semanalmente no Parque das Tribos, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus .

O leilão que será realizado de modo virtual pelo perfil de um dos artistas participantes do projeto @alessandro.hipz, é um extensão da iniciativa “Projeta Amazônia” que divulga e valoriza a arte de grafiteiros e grafiteiras amazonenses e ressalta a importância para com os cuidados voltados ao meio ambiente e fortalecimento da rede de proteção à Amazônia.

“É um desdobramento desse Projeta Amazônia, ação de arte urbana, tecnologia e meio ambiente. Serão leiloadas 7 obras que foram pintadas exclusivamente para o projeto e vamos destinar toda a renda para a entidade ‘Cozinha Boca da Mata’. Toda vez que realizarmos o Projeta, teremos um leilão para contribuir com alguma instituição, mas por hora, não temos uma data definida para o próximo leilão” conta Alessandro Hipz.

Participação

De acordo com o artista, durante o leilão virtual todas as obras ficarão disponíveis e devidamente enumeradas por uma semana. O valor inicial da cada lance será de R$ 500,00, caso o maior lance seja dado por compradores locais (Manaus), a pintura será entregue na casa do comprador. No caso da obra ser arrematada por alguém de outro estado, o frete ficará por conta do comprador.

“Em um post terá todas os registros dos quadros numerados de 1 a 7. Basta comentar marcando a obra e o lance. Por exemplo, se você se interessar pelo quadro de número 5, é só digitar lá: Obra 05/ R$500,00 e se ninguém cobrir seu lance a obra é sua”, explica o grafiteiro.

Mosaico das obras que estarão disponíveis para o leilão (Reprodução/ Instagram)

Artistas e obras do leilão

Além do muralista e grafiteiro Alessandro Hipz, com obra inspirada em uma indígena originária do Norte do Amazonas do território do Vale do Javari, o leilão traz trabalhos em telas de artistas como o manauara Adonay Garcia, que teve como inspiração o seu João, o próprio pai com traços legítimos de um amazônida.

O grafiteiro e artista visual formado em design gráfico, André Hulk também participa do evento online. André traz para as telas o pequeno Guerreiro Mepawerucu Indígena da Etnia Tikuna, focando na representatividade dos povos originários. A artista visual, arte-educadora e empreendedora Hadna Abreu participa do leilão com o trabalho intitulado, “Sobre_Viver”, no qual mostra um bebê envolvido em uma planta trepadeira encolhido e lutando pela vida.

A Luta é o nome dado para o trabalho do grafiteiro que se apresenta como Chico1304, nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Manaus desde os primeiros anos de vida, o artista imprime na pintura que vai a leilão a luta diária pela preservação da Amazônia. A artista manauara Mia Montreal retrata a indígena amazonense Samela Awiá do povo Sateré-Mawé. A figura pintada por Mia é ativista ambiental e atuante na lutas dos movimentos indígenas.

Com a obra “Clarividência” a artista que se apresenta como Thaizis foca em trabalhos inspirados no universo feminino e na natureza. A tela de Thaizis, é inspirada na deusa-mãe natureza e representa o poder feminino no estado mais profundo e elevado.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.