‘Lua de esturjão’: última superlua do ano vai ocorrer na próxima quinta-feira

Superlua (Cristiano Mariz / Agência O Globo)
Com informações do Infoglobo

MANAUS – A noite da próxima quinta-feira será marcada pela última superlua do ano. O fenômeno é conhecido como Lua de esturjão, nome que faz referência aos peixes que eram mais facilmente capturados nesta época do ano nos Grandes Lagos dos Estados Unidos. O satélite deve estar mais visível logo após nascer, no início da noite.

Conforme a Nasa, o termo superlua foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e representa o momento em que uma Lua Nova ou Cheia ocorre no momento em que o satélite está a 90% do perigeu, o ponto mais próximo que o astro atinge em relação a Terra. Não é possível observar as superluas novas, exceto quando ela passa na frente do Sol e causa um eclipse, mas as cheias sempre chamam atenção com lua maior e mais brilhante no céu. O melhor é que não é necessário nenhum tipo de equipamento para apreciar o fenômeno.

Várias chuvas de meteoros estão previstas para ocorrer durante este ciclo lunar, mas a luz da lua vai interferir na visualização delas. De acordo com a Organização Internacional de Meteoros, a chuva Perseidas, que deve ser uma das maiores do ano, vai atingir o pico na noite da próxima sexta-feira até o início da manhã de sábado, mas pode nem ser notada por muitas pessoas.

PUBLICIDADE

A melhor hora para ver os meteoros será na madrugada de sábado. Para isso, é necessário estar longe da poluição luminosa e de outras fontes de luz, e o céu precisa estar sem nuvens ou neblina. O melhor ponto de visualização é na direção norte, longe da luz da Lua.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.