Lula cobra ‘investigação rigorosa’ por morte de líder quilombola na Bahia

Luiz Inácio Lula da Silva e Maria Bernadete Pacífico (Arte: Mateus Moura/Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou, nesta sexta-feira, 18, a morte da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, na Bahia, Maria Bernadete Pacífico. Lula ainda afirmou que, junto aos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, aguarda uma “investigação rigorosa” do crime.

Mãe Bernadete, como era conhecida, foi assassinada a tiros na noite dessa quinta-feira, 17, no terreiro da comunidade Pitanga dos Palmares. O ministro Silvio Almeida determinou o envio das equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para Simões Filho, na Bahia, onde ocorreu o crime, para que todas as providências necessárias sejam tomadas.

Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador“, disse o presidente em uma publicação na rede social X, antigo Twitter. “O governo federal, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes e aguardamos a investigação rigorosa do caso“.

PUBLICIDADE

Lula lembrou, ainda, que Bernadete cobrava justiça pelo assassinato do filho mais novo, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, morto em 2019 na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Ele também era uma liderança quilombola e atuava no Território Quilombola de Pitanga dos Palmares. O caso começou sendo investigado pela Polícia Civil, mas foi federalizado há cerca de três anos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia, o presidente ligou para o governador Jerônimo Rodrigues para registrar sua consternação pelo assassinato da líder quilombola.

Recebo a informação de que Yalorixá Bernadete, defensora de DH [Direitos Humanos] e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, foi assassinada. Determinei o imediato deslocamento das equipes do @mdhcbrasil até Simões Filho, na Bahia. Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade“, publicou o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

A ministra da Igualdade Racial, fundadora do Instituto Marielle e irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, Anielle Franco, se disse consternada pelo assassinato da líder quilombola. A ministra afirmou, ainda, que Mãe Bernadete foi “morte covardemente”.

Consternada com o assassinato de mãe Bernadete, Yalorixá, ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ela foi morta covardemente na noite desta quinta-feira com tiros no rosto“, publicou no X.

Primeiras informações

A Polícia Federal vai investigar o assassinato da líder quilombola e a corporação afirmou que as investigações ficarão sob sigilo. Uma força-tarefa da Polícia Civil da Bahia também vai apurar o assassinato.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, o crime foi cometido por dois homens. Os suspeitos entraram no imóvel onde estava Mãe Bernadete usando capacetes e efetuaram disparos com arma de fogo. Ela estava acompanhada dos três netos na hora do crime.

Segundo a Polícia Civil, os assassinos usaram armas de calibre 9 mm, que desde julho voltaram a ser de uso restrito às forças de segurança. A informação foi divulgada pela delegada Andréa Ribeiro, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em entrevista coletiva, no começo da tarde desta sexta-feira, 18.

Antes de ser assassinada, Bernadete Pacífico já sofria ameaças, que chegaram a ser comunicadas ao governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), e também ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ela se encontrou com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, na Bahia, no final de julho deste ano, em um evento onde falou sobre violência contra quilombolas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.