Manaus do futuro: gestores traçam metas para infraestrutura e mobilidade urbana

Imagem aérea do Porto de Manaus (Foto: Emanuelle Baires / Manauscult)
Yana Lima – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Manaus completa 354 anos nesta terça-feira, 24, e como os aniversários são sempre boas oportunidades de traçar metas e objetivos para o futuro, a REVISTA CENARIUM questionou gestores públicos para saber o que a população manauara pode esperar da infraestrutura e mobilidade urbana da cidade daqui a 10 anos.

Se depender dos grandes projetos urbanísticos em andamento, a população de Manaus pode esperar uma cidade com mobilidade urbana mais fluida, com mais espaços públicos e maior cobertura de saneamento básico. Estas promessas são fruto de iniciativas do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, que afirmam estar empenhados em atender duas das principais demandas da população da cidade.

Imagem aérea da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus (Foto: Emanuelle Baires/Manauscult)
Mobilidade Urbana

Para melhorar a fluidez no trânsito manauara, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, destacou obras que vão tirar veículos pesados de circulação nas principais vias da cidade: as obras dos Complexos Viários dos Anéis Sul e Leste, com interligação direta do Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Boa Vista) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara),

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No Anel Viário Sul, no bairro Tarumã, a via será duplicada. A ideia é facilitar o acesso às rodovias AM-010 e BR-174, e reduzir os recorrentes congestionamentos na Avenida Torquato Tapajós. Já o Anel Leste, da Avenida Cosme Ferreira com a Avenida Norte-Sul, percorre o Ramal do Brasileirinho em direção à Avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). A via é projetada para melhorar a mobilidade urbana e incentivar o ciclismo.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo (Tiago Corrêa/UGPE)

“O governo do Estado já investiu R$ 2 bilhões em Manaus, isso inclui convênios como o Passe Livre Estudantil, a construção do Parque Amazonino Mendes, obra na ‘Bola do Produtor’, construção de complexo viário que dará acesso à Avenida das Torres, reforma de 34 feiras, obra na Avenida Efigênio Sales, obra do Terminal 6 onde será a nova rodoviária de Manaus. Estas obras realizadas em Manaus têm investimento do governo do Estado”, destaca o secretário.

Ainda em termos de mobilidade urbana, na área do Igarapé do 40, serão construídas duas grandes vias que vão ligar o Distrito Industrial ao Centro, da Avenida Silves até a Manaus Moderna.

Fluidez no trânsito

Quatro grandes obras realizadas pela Prefeitura de Manaus também prometem maior fluidez ao trânsito de Manaus, como a construção de dois complexos viários, na Avenida Governador José Lindoso e na Rotatória do Produtor.

Além do alargamento e a construção da passarela no trecho em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a construção da ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, que terá sentido duplo e vias segregadas do fluxo principal de veículos.

Obras do Viaduto na Avenida das Torres, zona Norte de Manaus (Divulgação)
Urbanização

Segundo Campêlo, a Manaus do Futuro também terá uma requalificação urbanística no entorno do Igarapé do 40. O Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) está urbanizando 340 mil m², no trecho entre a Avenida Manaus 2000, na zona Sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste.

A obra deve beneficiar 60 mil pessoas nos bairros Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Ao todo, serão reassentadas 2.383 famílias de áreas de risco de alagação.

Projeto do Prosamin+ na zona Sul de Manaus (Divulgação/Secom)
Mais espaços públicos

A Prefeitura de Manaus informou que está investindo na criação de mais de 181 mil metros quadrados de área com novos espaços públicos e acessíveis à população e visitantes, mais que o dobro de grandes espaços públicos de referência na cidade, passando a contar com o complexo de São Vicente (mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e Largo de São Vicente), no Centro, e com o parque Amazonino Mendes, além da obra mais recente, o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na zona Leste, cuja ordem de serviço foi assinada.

“Este é um grande feito da gestão David Almeida, de proporcionar, em um curto espaço de tempo, novas áreas públicas de qualidade. Até hoje, só tínhamos o complexo turístico Ponta Negra e o largo de São Sebastião, com o Teatro Amazonas, que são espaços que atendem ao público em geral, para passeios e eventos, desde o Natal até Copa do Mundo. E, agora, teremos outras três novas áreas, mais do que dobrando os lugares com grande ganho para a população”, falou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Diretor de Planejamento do Implurb, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro (Reprodução/Likedin)

O programa “Nosso Centro” está promovendo a reabilitação no território central às margens do Rio Negro, com o mirante Lúcia Almeida, o casarão Thiago de Mello e o largo de São Vicente, todos em obras, e o casarão de São Vicente, que será licitado. O casarão azul de São Vicente terá seu reuso para se transformar em um hub de inovação, no número 89 da Rua Bernardo Ramos.

Imagem aérea do local onde será realizado o projeto “Nosso Centro” (Reprodução/Semcom)

O parque linear Amazonino Mendes, como projeta a gestão municipal, terá diversas funções além do lazer, tendo um habitacional para 180 unidades, um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) e uma etapa com estrutura urbana cênica amazônica, interativa e lúdica, com brinquedos em grande escala, que vão entreter de crianças a adultos, incluindo áreas molhadas.

E tem o Encontro das Águas, um importante projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, o único para o Amazonas, desenhado há décadas, que será construído no melhor ponto de observação do fenômeno de encontro dos rios Negro e Solimões. O projeto desenvolvido por Niemeyer, em 2005, tem museu e um restaurante incrustado no talude.

Projeto Encontro das Águas, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer (Divulgação)
Gestores prometem cobertura de esgoto perto de 90%

O saneamento básico é um grande desafio para a cidade de Manaus. Atualmente, apenas um quarto da população tem acesso à rede de esgoto encanado e tratado.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, foi estabelecido um plano estratégico para os próximos 11 anos com o objetivo de alcançar uma cobertura de esgotamento sanitário de aproximadamente 90%. Essa iniciativa é uma resposta às regulamentações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que impõe metas mais rigorosas para a expansão desse serviço.

Atualmente, os serviços de coleta, tratamento e destinação final de resíduos de esgoto estão disponíveis para, aproximadamente, 162 mil imóveis. Com o novo plano em vigor, espera-se que esses serviços sejam estendidos a mais de 325 mil imóveis na cidade.

O plano de expansão prevê a implantação de, aproximadamente, 220 quilômetros de rede de esgotamento sanitário por ano, visando atingir a marca de mil quilômetros de extensão até 2033. Isso representaria um aumento significativo em relação aos atuais 816 quilômetros de rede de esgoto na capital. Além disso, o plano prevê a criação de 35 subsistemas de esgotamento, com foco nas microbacias da cidade, o que pode contribuir para uma cobertura mais ampla e eficaz.

Embora não seja sua responsabilidade, o Governo do Amazonas deve contribuir para que Manaus chegue a esta marca. Segundo Marcellus Campêlo, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin +), já foram construídos 200 quilômetros de rede de esgoto. “Construímos a maior e mais moderna Estação de Tratamento, na foz do Educandos, capaz de atender quase 200 mil pessoas. Vamos construir mais 48 quilômetros de esgoto. Com essas obras, Manaus, que tem uma cobertura baixíssima, esse percentual deve quase triplicar, e chegar por volta de 80% de rede de esgoto até 2033”, avalia.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

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