Mato Grosso declara emergência por falta de chuvas em quatro cidades


26 de fevereiro de 2024
Mato Grosso declara emergência por falta de chuvas em quatro cidades
Seca extrema em área de plantio (Divulgação)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – O Estado de Mato Grosso reconheceu situação de emergência em quatro municípios devido à seca causada pela falta de chuvas. A homologação foi publicada nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial do Estado (DOE). As medidas têm validade de 90 a 180 dias e podem, ainda, ser prorrogadas.

As cidades que tiveram a condição homologada pelo Estado são: Sorriso, Água Boa, Nova Ubiratã e São José do Rio Claro. Em todos esses municípios, que têm forte presença do agronegócio, houve período prolongado de baixo ou nenhum registro de chuva, em que a perda de umidade do solo foi superior à reposição.

Seca extrema em área de plantio (Gozha Net/Unsplash)

Por parte das administrações municipais, o reconhecimento da situação pelo Estado permite aos municípios receberem assistência humanitária. Com a aprovação da União, as prefeituras podem obter recursos para lidar com a escassez de água e, ainda, não ficam submetidas às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, o reconhecimento estadual da emergência também possibilita que os produtores rurais possam acionar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Seca e temporal em Sorriso

Em Sorriso (a 397 quilômetros de Cuiabá), o prefeito Ari Lafin (PSDB) decretou situação de emergência ainda no fim do ano passado, devido às chuvas de novembro e dezembro estarem abaixo da média esperada. Segundo a prefeitura, a estiagem trouxe expressivos resultados econômicos e sociais negativos, além de previsão de redução na produção de soja, milho, algodão e feijão.

A cidade é reconhecida como maior produtora de grãos no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em valor de produção, Sorriso se manteve com o maior valor de produção pela quarta vez consecutiva e alcançou R$ 11,5 bilhões em 2022. Os dados de 2023 ainda não foram divulgados.

Área de produção agrícola (Reprodução/Pixabay)

Segundo a prefeitura, de setembro a dezembro de 2023, eram esperados 1 mil milímetros e as chuvas alcançaram apenas 399,2 milímetros. O decreto também foi reconhecido pela União.

No último dia 18 de fevereiro, um temporal atingiu o município e deixou casas e ruas alagadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 71 milímetros em uma hora na localidade.

Leia mais: IBGE: 41% das casas em Mato Grosso usam fossa como esgoto
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.