Médicos fazem greve nas UPAs de Belém por atraso de salários


Por: Daleth Oliveira

12 de setembro de 2023
Médicos fazem greve nas UPAs de Belém por atraso de salários
UPA da Marambaia está atendendo apenas pacientes de casos graves (Agência Belém)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos bairros Jurunas e Marambaia, em Belém (PA), interromperam suas atividades nesta segunda-feira, 11, sendo hoje, 12, o segundo dia de greve.

Com a paralisação, o atendimento está sendo direcionado apenas para casos graves classificados nas categorias laranja e vermelha em ambas as unidades. Pacientes com casos leves, voltam para a casa.

A principal reivindicação da categoria é o pagamento dos salários, que estariam atrasados desde o mês de junho. Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), o salário referente ao mês de maio só foi quitado no mês de agosto, o que levou à decisão de paralisar as atividades por tempo indeterminado.

Mais de 24hrs de greve

A paralisação teve início às 00h desta segunda-feira, 11, e a ideia era permanecer por tempo indeterminado, até que as demandas dos médicos sejam atendidas. Os profissionais de saúde exigem a regularização dos pagamentos.

O Sindmepa informou que a decisão de interromper os atendimentos foi tomada após 72 horas do dia da última sexta-feira, 8. A última paralisação realizada por médicos plantonistas nas unidades ocorreu há pouco mais de um mês. Na ocasião, os médicos cobravam pelos serviços prestados em maio e junho.

A categoria cobra também um compromisso legal em assumir um cronograma organizado e justo para o recebimento dos plantões médicos.

“A categoria afirma que está aberta a negociação e aguarda posicionamento da Secretaria Municipal Saúde. Os médicos estão dispostos a realizar Assembleia Geral Extraordinária para demais deliberações sobre o movimento de paralisação. O Sindmepa seguirá acompanhando as negociações”, diz o sindicato.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunicou que estava em processo de negociação para evitar a paralisação dos serviços de saúde prestados à população nas UPAs Jurunas e Marambaia. Hoje, o órgão informou que o atendimento nas unidades foi retomado ainda nesta tarde.

A Sesma reforça que o repasse financeiros para as Organizações Sociais (OS), responsáveis pelo gerenciamento das (Upas), já foi efetuado e frisa a importância da retornada à rotina de atendimento para a população“, informa.

Leia mais: Em Belém, mulher é denunciada por crime de ódio contra própria família de matriz afro-brasileira
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.