Médicos fazem greve nas UPAs de Belém por atraso de salários

UPA da Marambaia está atendendo apenas pacientes de casos graves (Agência Belém)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos bairros Jurunas e Marambaia, em Belém (PA), interromperam suas atividades nesta segunda-feira, 11, sendo hoje, 12, o segundo dia de greve.

Com a paralisação, o atendimento está sendo direcionado apenas para casos graves classificados nas categorias laranja e vermelha em ambas as unidades. Pacientes com casos leves, voltam para a casa.

A principal reivindicação da categoria é o pagamento dos salários, que estariam atrasados desde o mês de junho. Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), o salário referente ao mês de maio só foi quitado no mês de agosto, o que levou à decisão de paralisar as atividades por tempo indeterminado.

PUBLICIDADE
Mais de 24hrs de greve

A paralisação teve início às 00h desta segunda-feira, 11, e a ideia era permanecer por tempo indeterminado, até que as demandas dos médicos sejam atendidas. Os profissionais de saúde exigem a regularização dos pagamentos.

O Sindmepa informou que a decisão de interromper os atendimentos foi tomada após 72 horas do dia da última sexta-feira, 8. A última paralisação realizada por médicos plantonistas nas unidades ocorreu há pouco mais de um mês. Na ocasião, os médicos cobravam pelos serviços prestados em maio e junho.

A categoria cobra também um compromisso legal em assumir um cronograma organizado e justo para o recebimento dos plantões médicos.

“A categoria afirma que está aberta a negociação e aguarda posicionamento da Secretaria Municipal Saúde. Os médicos estão dispostos a realizar Assembleia Geral Extraordinária para demais deliberações sobre o movimento de paralisação. O Sindmepa seguirá acompanhando as negociações”, diz o sindicato.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunicou que estava em processo de negociação para evitar a paralisação dos serviços de saúde prestados à população nas UPAs Jurunas e Marambaia. Hoje, o órgão informou que o atendimento nas unidades foi retomado ainda nesta tarde.

A Sesma reforça que o repasse financeiros para as Organizações Sociais (OS), responsáveis pelo gerenciamento das (Upas), já foi efetuado e frisa a importância da retornada à rotina de atendimento para a população“, informa.

Leia mais: Em Belém, mulher é denunciada por crime de ódio contra própria família de matriz afro-brasileira
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.