Lula promete convidar papa Francisco para Círio de Nazaré, no Pará

O papa Francisco (à esquerda) e Lula. (Ricardo Stuckert)
Marcela Leiros – Da Revisa Cenarium

MANAUS – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado, 17, durante agenda oficial no Pará, que vai convidar o papa Francisco para a festa do Círio de Nazaré, festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré realizada há mais de 200 anos em Belém, capital do Estado. O chefe do Executivo federal estará em Roma na próxima semana.

“Segunda-feira agora, eu vou para Roma e vou encontrar com o papa Francisco. Quero convidá-lo para ele vir ao Brasil, voltar ao Brasil, mas mais do que isso, queria convidá-lo para vir na festa do Círio, aqui. Seria extraordinário que ele pudesse participar, aqui, no Estado do Pará, no Círio de Nazaré”, expressou ele, durante a cerimônia de entrega de casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, em Abaetetuba, cidade a 126 quilômetros da capital Belém.

O Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco). A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de outubro, com milhões de pessoas nas ruas de Belém durante toda a quinzena festiva.

PUBLICIDADE
Após cirurgia, Papa Francisco recebe alta e retoma agenda no Vaticano
Caso Emanuela Orlandi: papa Francisco diz que acusações contra João Paulo 2° são infundadas e ofensivas
Governador de RR pede ajuda de Lula para negociar fim da restrição venezuelana

COP 30

Além da entrega de 222 casas do programa “Minha Casa Minha Vida” na cidade no interior do Estado, Lula ainda participou da cerimônia de lançamento da COP 30, “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”)que será sediada em Belém, em 2025.

“O Helder [Barbalho] vai receber, em 2025, o maior evento de clima que existe no mundo. Eu não sei se aqui, no Pará, a gente vai ter 50 mil pessoas de fora, 60 mil, ou 70 mil, eu não sei quantos chefes de Estado do mundo estarão aqui, mas quando eu fui ao Emirados Árabes, no Egito, participar do evento, e nós colocamos a questão do Pará, o que encantou o povo era que pela primeira vez vai ter uma discussão sobre o clima, chamado COP 30, num Estado amazônico”, enfatizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.