Medida adotada no sistema de saúde do Amazonas pode ser usada em Portugal


27 de janeiro de 2021
Medida adotada no sistema de saúde do Amazonas pode ser usada em Portugal
Hospital de São Teotónio, em Portugal, é um dos que atende pacientes com Covid-19 (Divulgação)

Por Rodrigo Araújo*

PORTUGAL – Assim como ocorre no Amazonas, o Governo de Portugal já estuda a hipótese de transferir doentes de Covid-19 para outros países. Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, o Governo está a “acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional, para garantir uma melhor assistência aos utentes (pacientes)”, afirmou Marta Temido, em entrevista à rede de televisão portuguesa RTP.

Marta garantiu que há estrutura suficiente no País, mas revelou que a grande dificuldade está em encontrar profissionais de Saúde neste momento de pico da pandemia. “Nós temos camas disponíveis, o que muito dificilmente conseguimos ainda gerir são os recursos humanos”, admitiu. Vinte e dois mil profissionais de Saúde ficaram infectados com o novo coronavírus desde o início da pandemia em Portugal.

A ministra considerou que Portugal, geograficamente, tem uma “situação distinta” de outros países do centro da Europa, onde, mesmo em situação normal, aspectos como a circulação transfronteiriça de doentes já acontece como uma realidade simples. “Estamos num extremo de uma península e, portanto, com maiores constrangimentos geográficos. Mas, de qualquer forma, há mecanismos e há formas de obter auxílio e de enquadrar formas de colaboração”, admitiu, considerando que é preciso ter a “consciência de que a situação europeia é toda ela preocupante”.

Na mesma entrevista, a ministra da Saúde referiu também que, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, existem cerca de 5.600 pessoas internadas por Covid-19 e mais de 760 em unidades de cuidados intensivos, uma realidade “imaginável” no contexto dos “planos de catástrofe dos hospitais” públicos.

Portugal registrou mais 252 mortes por Covid-19 e 6923 novos casos de infecção no domingo, 24, de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) da segunda-feira, 25.

(*) Colaboração especial para REVISTA CENARIUM

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.