‘Mérito de Contas’: destaques da administração pública são homenageados pelo TCE-AM
09 de novembro de 2023

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium Amazônia*
MANAUS – Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) entregaram, na tarde desta quinta-feira, 9, o “Colar do Mérito de Contas” a 14 personalidades que se destacaram em serviços relevantes relacionados às contas públicas e à administração pública. O ato marca a comemoração dos 73 anos da Corte de Contas, que ocorreu no último dia 14 de outubro.
A lista de homenageados conta com representantes de diversos setores, como empresários, membros da magistratura, autoridades, arcebispo, ambientalistas, chefes do executivo estadual e outros. Segundo o presidente da Corte, Érico Desterro, a solenidade ocorre a cada dois anos e homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento do TCE. “O Tribunal faz questão absoluta de manter essa tradição, porque honrar quem merece ser honrado é também importante em nossa vida social”, disse.

Agraciado com a homenagem, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), destacou os avanços, melhorias feitas e investimentos realizados nos serviços do Estado. “Essa é uma homenagem que o TCE entrega a aquelas pessoas que são significativas para a evolução do processo de transparência, melhoria dos serviços e também de acessibilidade à população sobre tudo o que o poder público está fazendo em todas as esferas. Nós conseguimos avançar no que diz respeito às questões do estado”, afirmou o governador.
Relação com governo federal
Wilson Lima destacou ainda que tem trabalhado para manter uma boa relação com o governo federal. Segundo ele, “não teria como ser de outra forma, levando em consideração a situação do Estado do Amazonas”.
“Nós temos a questão ambiental, que, se a gente não tiver ajuda do governo federal, a gente não consegue caminhar. Nós temos situações especificas, como a estiagem que esse ano foi muito severa. Se a gente não tivesse, por exemplo, a ajuda da Força Aérea Brasileira, dificilmente a gente conseguiria atender todas as pessoas que necessitam de uma cesta básica ou água potável.”, completou.

Veja lista dos agraciados:
- Albérico Rodrigues da Silva – empresário
- Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner – arcebispo metropolitano
- Des. José Hamilton Saraiva dos Santos – desembargador do TJAM
- Dra. Vera Carla Nelson Cruz Silveira – juíza federal do TRF 1ª Região – Brasília
- Fábio José Feldmann (SP) – ambientalista e deputado constituinte
- Harleson dos Santos Arueira – secretário-geral de Administração do TCE-AM
- Helder Zahluth Barbalho – governador do Estado do Pará
- Jeibson dos Santos Justiniano – controlador-geral do Estado
- João Bosco Gomes Saraiva (Bosco Saraiva) – superintendente da Suframa
- José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral (Beto Simonetti) – presidente da OAB Brasil
- Marcelo Ramos Rodrigues – consultor da Petrobras
- Paulo Girardi – empresário
- Roberto Maia Cidade – empresário
- Wilson Miranda Lima – governador do Amazonas

Programação
A entrega do “Colar do Mérito de Contas” marca o encerramento da programação de 73 anos do Tribunal de Contas. As celebrações começaram em outubro e contaram com exposições no museu da Corte, homenagens a figuras relevantes na história do Tribunal e um seminário sobre controle e democracia. O primeiro dia de comemorações foi marcado por uma exposição de fotografias e homenagens a conselheiros que já passaram pela Corte de Contas, no museu do TCE-AM.
A programação seguiu com a entrega dos diplomas do mérito funcional aos servidores que tiveram destaque recentemente, durante a sessão ordinária do Tribunal Pleno. A data comemorativa também teve grandes discussões e palestrantes envolvendo o controle e fiscalização pública, com a presença do ministro Mauro Campbell.
Leia também:
Museu do TCE-AM resgata história e conquistas de servidores nos 73 anos da instituição
TCE-AM comemora 73 anos em outubro; veja programação
(*) Colaborou Ana Pastana
Edição: Eduardo Figueiredo
Revisão: Gustavo Gilona