Museu do TCE-AM resgata história e conquistas de servidores nos 73 anos da instituição

O coordenador-geral do Departamento de Pesquisa, Memória e Documentação do TCE-AM, Josetito Dutra Lindoso mostra parte da exposição "Casas TCE Pontos de Vida". (Marcela Leiros/Revista Cenarium Amazônia)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O museu do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) inaugurou, nos 73 anos da instituição, celebrados na semana passada, uma série de homenagens à história de mais de sete décadas do Tribunal, com destaque a quem ajudou a construir a trajetória da Corte de Contas. Na programação, esteve a abertura da exposição “Casas TCE Pontos de Vida” e reinauguração da Galeria dos Esportes.

Exposição “Casas TCE Pontos de Vida”, no TCE-AM. (Marcela Leiros/Revista Cenarium Amazônia)

O aniversário do TCE-AM é celebrado no dia 14 de outubro e as homenagens ocorreram entre os dias 16 e 20 deste mês, com significativa contribuição do museu, que faz, diariamente, o resgate da história e memória do Tribunal de Contas. O trabalho foi destacado pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Um museu representa o tributo a um passado glorioso, e é isso que buscamos em manter um museu da Corte de Contas. Rememorar e comemorar uma trajetória importante de dedicação à sociedade amazonense“, disse ele. “Porém, um museu não tem lógica se permanecermos parados no tempo, o objetivo é nos inspirar e nos fazer ter a vontade de superar os feitos passados. E não há momento perfeito para celebrar a história, como na data de aniversário do Tribunal de Contas do Amazonas. Comemoramos 73 anos provando à sociedade, diariamente, que a Corte está à disposição para um Amazonas melhor”.

PUBLICIDADE
Josetito Dutra Lindoso mostra parte da exposição “Casas TCE Pontos de Vida”. (Marcela Leiros/Revista Cenarium Amazônia)

A exposição “Casas TCE Pontos de Vida” nasceu da ideia de mostrar, por meio de fotografias, as sedes do Tribunal — foram sete, no total — e servidores da instituição. O coordenador-geral do Departamento de Pesquisa, Memória e Documentação do TCE-AM, Josetito Dutra Lindoso, enfatiza que além dos imóveis, foram as pessoas que deram suas vidas e contribuíram para o Tribunal chegar onde chegou.

“Queremos mostrar, principalmente, as sedes por onde o Tribunal passou e as pessoas que lá trabalharam ao longo de suas décadas, em seu tempo. Queremos fazer uma junção aqui, nos 73 anos, como se tivéssemos convidado todos aqueles que já participaram desse trabalho aqui no Tribunal para festejarmos juntos os 73 anos. Os 73 anos que prevalecem aquela filosofia da ‘Família TCE’, porque nós somos uma família aqui”, explicou.

Galeria dos Esportes no TCE-AM precisou ser ampliada. (Marcela Leiros/Revista Cenarium Amazônia)

Dentro da estrutura do museu também foi entregue a nova Galeria dos Esportes, ampliada para receber os troféus conquistados pelos servidores atletas na olimpíada nacional dos Tribunais de Contas do País. O desafio foi reunir as premiações em modalidades, como basquete, futsal e vôlei, em um só lugar.

São servidores do TCE elevando o nome do Amazonas em uma atividade esportiva de nível nacional, ficando, inclusivo, com o segundo lugar geral no púlpito dos últimos jogos. Eles estavam espalhados por aí. A galeria foi ampliada, duplicada, o que permitiu que nos colocássemos mais troféus e as fotos pertinentes àquela atividade. Isso é uma atividade que a gente imagina que não vai parar, então, ela vai aumentar cada vez mais“, acrescentou o coordenador-geral do museu.

Servidores atletas do TCE-AM na Galeria dos Esportes. (Marcela Leiros/Revista Cenarium Amazônia)
Leia mais sobre o Museu do TCE-AM:
Inteligência artificial auxilia na restauração de acervo do museu do TCE-AM
Museu do Tribunal de Contas do Amazonas usa tecnologia para resgatar memória
Conheça ex-presidentes do TCE-AM que marcaram a história do tribunal
Projeto preserva registros documentais e fotográficos de ex-presidentes do TCE-AM
Personalidades se destacam

Durante a programação de aniversário, o TCE-AM também realizou a primeira homenagem anual a uma personalidade que se destacou nas artes ou em atividades como a ciência e educação. Neste ano, o homenageado foi o professor, compositor e pianista amazonense Arnaldo Rebello, com apresentação do quinteto filarmônico da Orquestra de Câmara do Amazonas e recital do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), diretor da Faculdade de Arte e professor doutor João Gustavo.

O TCE-AM ainda se uniu à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Amazonas para premiar, em um Concurso de Redação com o tema “73 anos do Tribunal de Contas do Amazonas”, estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino dos municípios de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Estudantes da rede estadual de ensino foram premiadas no Concurso de Redação. (Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação)

Ao todo, 295 estudantes participaram do concurso. A vencedora foi a estudante Rayane Cipriano Sampaio, da Escola Estadual Professor Antônio Maurity Coelho, premiada com um notebook. No segundo e terceiro lugares ficaram Ana Beatriz Duarte Rodrigues, da Escola Estadual Milton Corrêa Pereira, e Raquel Fonseca Andrade, também da Escola Estadual Antônio Maurity Coelho, premiadas com um tablete e um smartphone, respectivamente.

Por fim, a programação de aniversário do TCE-AM ainda contou com o seminário “O Controle da Administração Pública e a Democracia Brasileira”, que homenageou o professor doutor Edmir Netto de Araújo, considerado uma figura importante na área acadêmica e de controle público, e teve a segunda entrega dos álbuns de ex-presidentes da instituição às famílias dos mesmos.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.