Ministério da Saúde diz que recuperou dados de vacinação após ataque hacker


12 de dezembro de 2021
Ministério da Saúde diz que recuperou dados de vacinação após ataque hacker
Marcelo Queiroga participa de entrevista coletiva em Brasília. (Foto: Lucio Tavora - 16.nov.2021/Xinhua)

Com informações da Folha de S. Paulo

BRASÍLIA (DF) – O Ministério da Saúde (MS) afirmou, neste domingo, 12, que finalizou o processo de recuperação dos registros de vacinação da Covid-19 e que nenhum dado foi perdido.

A pasta disse que trabalha para restabelecer os sistemas de registro e emissão dos certificados de imunização da Covid-19.

“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, disse o ministério, em nota.

“No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, afirmou ainda a Saúde.

O site do Ministério da Saúde saiu do ar, na madrugada de sexta-feira, 10. Algumas funcionalidades do governo seguem indisponíveis, como o ConecteSUS, usado para acessar e emitir o registro de vacinação da Covid-19.

O ministério informou no sábado, 11, que o funcionamento completo dos sistemas deve ser restabelecido nesta semana.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar o caso e avalia a extensão do ataque cibernético perpetrado contra diferentes setores do governo federal, desde a sexta.

O governo disponibilizou um site com orientações para emissão temporária do comprovante de vacinação da Covid-19.

A recomendação da Saúde é procurar o posto de vacinação onde as doses foram aplicadas para solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação. Há a possibilidade de comprovar a vacinação por meio do cartão físico.

Além disso, muitos Estados possuem ferramentas próprias, embora aqueles que utilizem a base de dados do Ministério da Saúde também podem estar sofrendo instabilidade.

A Saúde também informou que o Ministério das Relações Exteriores ainda enviará comunicado aos países que vão receber voos com origem do Brasil para avisar sobre a indisponibilidade temporária do sistema.

O governo brasileiro pedirá para estes países aceitarem o documento no formato físico.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.