Ministério da Saúde lança estratégia de vacinação em cidades fronteiriças


07 de maio de 2022
Ministério da Saúde lança estratégia de vacinação em cidades fronteiriças
Programa vai atingir 33 municípios (Reprodução/Reuters)

Com informações da Agência Brasil

TABATINGA – O Ministério da Saúde lançou neste sábado, 7, a ‘Estratégia de Vacinação nas Fronteiras’ com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população que vive nas regiões fronteiriças entre Brasil, Peru e Colômbia. O programa foi lançado na cidade de Tabatinga, no Amazonas, e, durante o evento que ocorreu no porto da cidade, próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, foi realizada uma ação de imunização para atualizar a caderneta de vacinação da população local. O evento teve a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

De acordo com a pasta, serão priorizadas, nas populações locais, doses das vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), pólio, febre amarela, Covid-19 e influenza, em 33 municípios brasileiros localizados em 10 Estados: Acre (4 municípios), Amapá (1), Amazonas (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (7), Paraná (4), Rio Grande do Sul (11), Rondônia (1), Roraima (2) e Santa Catarina (1). A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal dos moradores dessas cidades.

Os países que fazem fronteira com o Brasil devem ser convidados a aderir ao plano de vacinação, incluindo os municípios que fazem fronteiras com os 33 municípios brasileiros selecionados. Por isso, cidades estrangeiras também serão contempladas com a ação.

‘Direito de todos’

“A vacinação, não só contra a Covid-19, mas contra todas as doenças que são evitadas por vacina, é uma grande estratégia de saúde pública”, disse o ministro Marcelo Queiroga. “A vacina é um direito de todos e um dever do Estado. E a população brasileira sabe a sua importância.”

A ‘Estratégia de Vacinação nas Fronteiras’ vai até 10 de novembro e pretende melhorar a cobertura vacinal nas cidades fronteiriças e, com isso, evitar novos casos ou a reintrodução de doenças imunopreveníveis no Brasil. Dos 33 municípios incluídos no programa, 12% atingiram a meta de cobertura vacinal com pólio e tríplice viral e 6% para a febre amarela.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.