Ministério Público Federal abre inquérito para apurar censura na Funarte
23 de abril de 2022

Com informações da Folhapress
SÃO PAULO – O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar uma suposta censura a peças de teatro na Funarte (Fundação Nacional das Artes), em São Paulo.
Segundo documento publicado no último dia 19, a direção da fundação vetou determinados projetos e alterou o processo de seleção de companhias ou grupos de teatro com interesse em se apresentar naquele espaço.
A Funarte tem dez dias para prestar informações sobre um chamamento público que selecionou apresentações teatrais e musicais no local entre janeiro e março deste ano, bem como os resultados do processo e quanto de recurso federal foi contemplado nos financiamentos.
Ligada à Secretaria da Cultura, a instituição tem sedes e espaços culturais localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. O órgão tem como missão fomentar e incentivar a produção das artes no País.
Não é a primeira vez que a Funarte é acusada de censura no governo Bolsonaro. Já em 2019, primeiro ano do mandato do presidente, o grupo paulistano A Motosserra Perfumada divulgou uma carta na qual acusava o diretor teatral e então diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE, Roberto Alvim, de censura.
No documento, intitulado “Roberto Alvim censura peça teatral em São Paulo com base em sua sinopse”, o grupo alegava ser o responsável pela peça que teria sido censurada por Alvim e causado a exoneração da coordenadora do Complexo Cultural da FUNARTE, Maria Ester Monteiro.