Ministro do TCU, Walton Alencar nega pedido de afastamento do presidente do Inep

Danilo Dupas Ribeiro, atual presidente do Inep. (Divulgação/ABMES)

Com informações do InfoGlobo

BRASÍLIA – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar negou um pedido para afastar do cargo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. O pleito foi apresentado por um grupo de nove deputados após servidores que ocupavam cargos de chefia do órgão entregarem seus postos. Eles acusam o governo de interferência na elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Embora não tenha acolhido a solicitação de afastamento, o ministro recomendou que a área técnica do TCU apure supostas irregularidades na realização do exame, outro pedido encaminhado pelos parlamentares. Alencar cita como focos de suspeitas a revisão das questões do Enem sem respaldo técnico e pedagógico, possível violação ao sigilo das provas e eventual atuação das autoridades no processo, além do impacto da debandada de servidores em reação à suposta interferência do governo federal no conteúdo das provas. 

PUBLICIDADE

As provas do Enem serão aplicadas neste domingo e no próximo dia 28

“Quanto ao afastamento cautelar do presidente do Inep, não há nos autos, até o momento, indícios de que, prosseguindo no exercício de suas funções ele possa retardar ou dificultar auditoria ou inspeção deste Tribunal; causar novos danos ao Erário; ou inviabilizar seu ressarcimento”, disse o ministro. 

Em seu despacho, o ministro lembrou que a 16ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal já havia indeferido pedido de afastamento do mandatário do Inep numa ação apresentada por entidades representativas dos estudantes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.