Ministros do STF recusam convite de Bolsonaro e só vão encontrá-lo quando reconhecer derrota
01 de novembro de 2022

Com informações do UOL
SÃO PAULO – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro até que ele declare publicamente que aceita o resultado da eleição. Bolsonaro convidou os integrantes do tribunal para uma conversa no Palácio da Alvorada, mas não houve confirmação da presença de ninguém.
Na tarde desta terça-feira, os ministros vão se reunir para decidir uma posição conjunta sobre o caso. Nos bastidores, há preocupação com o fato de Bolsonaro não ter vindo a público ainda para reconhecer a derrota nas urnas e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo, 30.
Nos quatro anos de mandato, Bolsonaro atacou a credibilidade da urna eletrônica e do sistema eleitoral brasileiro. Também não poupou críticas a ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – em especial, Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que miram o presidente.
A preocupação na corte cresceu depois que manifestantes tomaram contas de rodovias, em protesto contra o resultado das eleições. Bolsonaro também não se pronunciou sobre o episódio.