Poder 01 de novembro de 2022

Ministros do STF recusam convite de Bolsonaro e só vão encontrá-lo quando reconhecer derrota

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília. (Agência Brasil)
Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília. (Agência Brasil)
Com informações do UOL

SÃO PAULO – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro até que ele declare publicamente que aceita o resultado da eleição. Bolsonaro convidou os integrantes do tribunal para uma conversa no Palácio da Alvorada, mas não houve confirmação da presença de ninguém.

Na tarde desta terça-feira, os ministros vão se reunir para decidir uma posição conjunta sobre o caso. Nos bastidores, há preocupação com o fato de Bolsonaro não ter vindo a público ainda para reconhecer a derrota nas urnas e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo, 30.

Nos quatro anos de mandato, Bolsonaro atacou a credibilidade da urna eletrônica e do sistema eleitoral brasileiro. Também não poupou críticas a ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – em especial, Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que miram o presidente.

PUBLICIDADE

A preocupação na corte cresceu depois que manifestantes tomaram contas de rodovias, em protesto contra o resultado das eleições. Bolsonaro também não se pronunciou sobre o episódio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO