Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Déborah Arruda – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A agenda cultural na capital amazonense para este final de semana vai contar com diversas opções para entretenimento. Mesmo com a reabertura dos espaços culturais e galerias, ainda é necessário atender aos protocolos de segurança para prevenção à Covid-19. Com isso, as visitas estão condicionadas a agendamento prévio no Portal da Cultura.  

Palácio da Justiça

Estão em exposição no Palácio da Justiça, as mostras “Caruanas – O foco repousa na força mística”, “Olhares Tumbira”, “Abraçando o Xapono” e “Severiano 90 anos”. As mostras fotográficas envolvem temas naturalmente amazônicos, que expressam a potência da Amazônia. O Palácio da Justiça fica localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901. Zona Central de Manaus, o espaço tem visitação gratuita e funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

Palácio da Justiça abre de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. (Michael Dantas/Secom-AM)

Palacete Provincial

No Palacete Provincial, “O Clamor da Mata”, de Pietro Bruno, é a mostra exposta. Em 15 quadros nas salas Antônio Bittencourt e Ephigênio Salles, o artista plástico defende a preservação da cultura indígena, a flora e a fauna amazônicas, ao retratar elementos do cotidiano e tradições indígenas. O espaço fica localizado na Praça Heliodoro Balbi, O Palacete também fica aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

Palacete Provincial, no Centro de Manaus. (Divulgação/Secom-AM)

Galeria do Largo

A exposição “Coletiva 20.21” conta com uma curadoria feita pelo artistas Cristóvão Coutinho e Marcelo Rosa, e apresenta uma mistura de manifestações artísticas como grafite, instalação, mural de desenhos e tambores do maracatu.

A mostra apresenta trabalhos contemplados pelo edital Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas como parte das ações da Lei Aldir Blanc, criada para auxiliar os trabalhadores da cultura nesse momento de pandemia.

Galeria do Largo, em frente ao Teatro Amazonas. (Michael Dantas/Secom-AM)

Casa das artes

Estão em exposição as mostras “Pandeart – Patologia Estética da Loucura em Tempos de Crise”, de Hely Pinto, “Miscelânea: Desenhos Digitais”, de Paola Honda Castro, “Natureza Humana”, de Rosemberg Prado, além de obras do acervo da Galeria do Largo, assinadas por artistas como Adalmir Chixaro, Raiz e Curumiz.

Casa das Artes, no Largo São Sebastião. (Michael Dantas/Secom-AM)

A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambos no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, não precisam de agendamento prévio, porém, as visitas turísticas acontecem com até dez pessoas, conforme os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. Os espaços funcionam de terça a domingo, das 15h às 20h.