Moradores de áreas de risco comemoram reassentamento do Governo do AM

Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega cheque à moradora (Fotos: Arthur Castro/Secom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – “É meu presente de Dia das Mães e a partir de hoje vai ser só alegria e felicidade, porque saímos do lugar onde a gente morava, onde tínhamos medo da chuva…”. A declaração é de Lucélia Cardoso, moradora da Comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul, uma das beneficiadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), do governo do Estado. Ela morava há mais de 30 anos no local, considerado uma área de risco da capital.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), oficializou nesta sexta-feira, 5, o reassentamento de 103 famílias que moram das comunidades da Sharp e Manaus 2000, beneficiadas pelo programa, que fazem parte das ações do Programa “Amazonas Meu Lar”. Com o novo pagamento, o governo do Estado alcança 594 famílias retiradas das duas áreas de risco e reassentadas.

Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega cheque à moradora (Fotos: Arthur Castro/Secom)

A família de Lucélia Cardoso foi, também, uma das que teve a casa arrastada durante a forte chuva que atingiu Manaus, no último dia 25 de março. Ela morava no local com quatro familiares e recebeu o benefício bônus moradia.

PUBLICIDADE
Lucélia Cardoso foi uma das beneficiadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

“Foram 30 anos de história, uma situação difícil. Às vezes, alagava, mas não foi que nem dessa vez, das outras vezes a casa ficava, dessa vez a casa se foi”, afirmou. “Hoje, está sendo um dia feliz, porque vou ter a certeza que terei a minha casa própria e ficar despreocupada. Mudar de vida a partir de hoje”.

Casas são arrastadas pela água na Comunidade Manaus 2000. (Reprodução/Internet)

O professor aposentado Sidney Ferreira morou na mesma comunidade por 23 anos e relembrou o que perdeu com a forte chuva. Ele recebeu o benefício de indenização. “Foi uma situação muito difícil para todo mundo lá, inclusive, muitos moradores perderam todos os seus bens”, disse. “O dano maior foi no piso embaixo, onde perdi móveis de madeira e aço, enferrujou”.

Sidney Ferreira morou na Comunidade Manaus 2000 por 23 anos. (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Reassentamento

De acordo com o Governo do Amazonas, os recursos destinados para a nova ação de reassentamento ultrapassam os R$ 8,5 milhões, com benefícios que variam entre indenização, bônus moradia, auxílio moradia ou fundo de comércio. O Amazonas Meu Lar foi lançado no último mês e que vai oferecer mais de 22 mil soluções de moradia no Estado não logo dos próximos anos.

Segundo a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), que coordena o processo e realiza os pagamentos, a expectativa é ampliar o número de famílias atendidas. Ao todo, 2.383 famílias deverão ser reassentadas.

Prosamin+

O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) vai urbanizar uma área de 340 mil m², ao longo do Igarapé do Quarenta, num trecho entre a Avenida Manaus 2000, no Japiim, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes.

As 2.383 famílias contempladas no processo de reassentamento estão cadastradas junto ao governo do Estado desde 2020, quando iniciaram os trabalhos nas áreas contempladas pelo projeto. Além de promover o saneamento básico e a urbanização, o Prosamin+ contribui com a retirada das pessoas das áreas de risco, evitando que, em época de chuva, fiquem vulneráveis.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.