Mormaço Cultural: Vanessa da Mata condena LGBTfobia contra Johny Hooker em RR

Cantora irá se apresentar no próximo sábado, 30 (Reprodução/Priscila Prade)
Wynicius Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – A cantora Vanessa da Mata confirmou a apresentação no festival Mormaço Cultural 2023 em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais nesta terça-feira, 26, após boatos nas redes sociais de que a cantora não faria mais o show na segunda edição do festival em Boa Vista. Apesar de confirmar a apresentação, ela criticou LGBTQIA+fobia e disse que não irá se silenciar. A apresentação de Vanessa da Mata está marcada para ocorrer no próximo sábado, 30.

“Por compromisso enorme com o seu público, e respeito aos fãs que aguardam há muitos anos por seu show em Boa Vista, está mantida a participação da cantora Vanessa da Mata no festival. No entanto, não podemos silenciar diante da LGBTQIA+fobia e preconceito e expressar o total apoio à comunidade LGBTQIA+. A diversidade é nossa força e juntos lutaremos contra qualquer forma de discriminação”, afirmou a assessoria da cantora em nota.

Os boatos surgiram após o show que o cantor Johnny Hooker faria durante o Mormaço Cultural ter sido cancelado nessa segunda-feira, 25, pelo prefeito Arthur Henrique (MDB). O motivo seria um vídeo gravado em um show que Hooker fez, em julho de 2018, no Festival de Inverno de Garunhuns, no interior de Pernambuco.

PUBLICIDADE

O prefeito do município pernambucano havia tentado vetar a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, estrelada pela atriz trans Renata Carvalho, que representava Jesus como uma mulher transexual. Como forma de repúdio, o cantor abriu a sua participação falando que Jesus era “travesti, transexual e bicha”.

Henrique afirmou nas redes sociais que “respeito é algo que não abro mão”. “Todos sabem dos meus princípios e dos meus valores. Como prefeito, sempre vou fazer o melhor pelas pessoas e pela cidade de Boa Vista”, afirmou ao anunciar o cancelamento do show.

Nos comentários da publicação do prefeito, alguns seguidores afirmaram que a ação de Henrique agrada uma bolha religiosa e rebaixa a pluralidade de artistas no evento. Outros parabenizaram Henrique pelo veto, dizendo que a presença do artista “repudiava valores cristãos”.

Em resposta, Hooker afirmou que o cancelamento se deu “depois que um corte de uma fala minha tirada de contexto foi espalhada por extremistas religiosos nas redes sociais”.

“Cabe ressaltar aqui que esse assunto já foi extinto pela Justiça brasileira com ganho de causa a mim. Ou seja: vivem de requentar polêmicas atacando a comunidade LGBTQIA+. Eu e minha equipe estamos consternados com essa situação e buscando imediatamente as medidas cabíveis junto aos nossos advogados”, ressaltou Hooker, na legenda.

O festival de artes integradas Mormaço Cultural vai acontecer entre os dias 26 de setembro a 1° de outubro. Artistas como Xamã, Emicida e Duda Beat estão entre os confirmados no evento.

Leia mais: ‘Vitória da homofobia’, diz Johnny Hooker após ter show cancelado em Roraima
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.