MP-AM arquiva denúncia contra homem que xingou senador de Pernambuco de maconheiro
22 de novembro de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium
MANAUS – O promotor de Justiça Valber Diniz da Silva, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), arquivou a denúncia contra um homem, identificado como Wagner Falcão, pela prática de calúnia por ter chamado o senador Humberto Sérgio Costa (PT-PE) de maconheiro, jumento, drogado, pedófilo e alguém que “cheirou muito pó”. O promotor entendeu que não havia necessidade de converter a queixa em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC). A portaria de arquivamento foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas, do dia 19.

As declarações do homem foram feitas em publicações nas redes sociais, em julho deste ano, mas a denúncia só foi protocolada pelo senador no mês de agosto. Líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal, o parlamentar se diz desrespeitado e ofendido com as publicações.
No ofício, apresentado por Humberto Costa e obtido pela CENARIUM, o parlamentar pede a abertura de procedimento investigatório para identificar a autoria e a respectiva materialidade relativa “aos graves fatos” nas postagens.
“Em 25 de julho de 2021, fiz uma postagem em meu Twitter e, posteriormente, um usuário identificado com o nome de Wagner Falcão, em resposta, postou às 09h38 de 25/07/2021 a seguinte mensagem: “Macunheiro”, diz trecho do ofício.
O homem, identificado como Wagner Falcão, chama o senador de maconheiro e jumento, no Twitter (Reprodução)
Às 09h38 do mesmo dia, descreve o documento, o homem responde à mesma postagem do senador com a mensagem: “Vai jumento cheirou muito pó”. No ofício, o parlamentar anexa links de outras publicações em que “Wagner Falcão” desfere palavras de baixo calão e acusa Humberto Costa de ter cometido práticas libidinosas e criminosas contra menores de idade.
Para o senador, as mensagens são absolutamente desrespeitosas e ofensivas, sendo evidente que a única intenção é a de agredir, ofender, ridicularizar, desrespeitar e macular a honra dele. Ainda no ofício, Humberto Costa explica que encaminhou a denúncia ao MP-AM considerando a localização, de Manaus, que consta no perfil de usuário de Wagner Falcão, no Twitter.
Perfil bolsonarista
No Twitter, Wagner Falcão se apresenta com perfil cristão, conservador, filho de Deus, defensor da família, anticomunista e a favor de armas, além de um defensor do presidente da República Jair Messias Bolsonaro (Sem partido).




