Na China, polícia resgata 150 gatos que seriam mortos e teriam a carne usada para consumo humano

Gatos resgatados na província de Shandong, na China, em 25 de agosto de 2022 (Humane Society International/AFP)
Com informações do InfoGlobo

CHINA – Quase 150 gatos com destino a matadouros foram resgatados pela polícia, no leste da China, disse uma organização internacional de bem-estar animal. Os animais estavam amontoados em gaiolas enferrujadas quando foram encontrados pela polícia na cidade oriental de Jinan, na província de Shandong, disse a Humane Society International (HSI) em comunicado na terça-feira, 30.

Uma gangue colocou pardais em gaiolas, como isca, e usou um controle remoto para fechar as armadilhas, assim que cada gato entrou, disse um ativista do grupo local de direitos dos animais VShine.

“Foi chocante ver o estado em que eles estavam, muitos deles emaciados e chorando”, disse um ativista, que apenas ofereceu seu sobrenome Huang, em comunicado ao HSI. — Nossa descoberta de dezenas de pardais vivos usados ​​como isca para atrair os gatos também foi um grande choque, acrescentou.

PUBLICIDADE

Acredita-se que a maioria dos felinos resgatados eram animais domésticos e foram enviados para abrigos de animais locais, acrescentou o comunicado. Os ativistas também encontraram 31 pardais – uma espécie protegida na China – no local e os soltaram de volta à natureza.

A China não tem leis de prevenção de crueldade animal, mas os suspeitos podem enfrentar penalidades por caçar pássaros, roubo de propriedade e por violações das regras de prevenção de epidemias de animais.

Cerca de 10 milhões de cães e quatro milhões de gatos são mortos para consumo humano a cada ano, na China, segundo a HSI.

A carne de cachorro e gato é considerada uma iguaria em algumas partes da China, e o comércio de sua carne continua lucrativo o suficiente para estimular gangues criminosas a roubar animais de estimação, embora o hábito tenha visto um declínio constante à medida que a posse de animais de estimação aumentou.

Todo mês de junho, a cidade de Yulin, no sul da China, hospeda um festival de carne de cachorro, onde cães e gatos vivos são vendidos para comer.

A tradição de comer cães e gatos, nas províncias de Guangdong e Guangxi, no sul da China, remonta a milhares de anos.

“Estes são os dois principais pontos de consumo de carne de gato da China”, disse Peter Li, especialista em políticas da HSI China, em comunicado. “Em todo o resto da China continental, a carne de gato não faz parte da cultura alimentar”, acrescentou.

O surto de Covid-19 parece ter reduzido ainda mais o apetite por carne de gato e cachorro, depois que a doença foi ligada a um mercado, na cidade central de Wuhan, que vendia animais vivos para alimentação.

A China proibiu o consumo e o comércio de animais selvagens em 2020. As cidades de Shenzhen e Zhuhai de Guangdong proibiram o consumo de cães e gatos, em abril daquele ano, tornando-se as primeiras cidades da China a fazê-lo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.