‘Não aceitaremos’, diz deputada indígena Célia Xakriabá sobre racismo em restaurante

A primeira deputada federal indígena pelo Estado de Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL-MG) (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A primeira deputada federal indígena pelo Estado de Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL), usou o Instagram nesse domingo, 5, para denunciar ofensas racistas que sofreu em um restaurante de Ouro Preto, no Estado mineiro, onde estava acompanhada de outras duas mulheres indígenas que são suas assessoras, Ingrid Sateré Mawé e Werymehe Pataxó.

No vídeo publicado na rede social, Célia e as assessoras relatam como aconteceram os insultos. Na legenda, a deputada afirma que estava na cidade cumprindo agenda política. Após sentarem para jantar, um grupo de pessoas que estavam na mesa ao lado debocharam de Célia.

“Olha como as índias estão agora”, disse um deles, segundo ela. A deputada afirma, no vídeo, que se levantou e respondeu que “As indígenas, hoje, são também deputados federais”. Segundo Célia, uma das pessoas respondeu de forma irônica: “Parabéns”.

PUBLICIDADE

A dona do estabelecimento apoiou Célia e pediu que ela e as assessoras não deixassem o restaurante, pois estava feliz com a presença no local. As mulheres trocaram de mesa e aguardaram a chegada da polícia para registrar o boletim de ocorrência.

“Imediatamente me retirei da mesa e não queria mais ficar no local. Mas depois de ser acolhida, de forma muito sensível e emocionada, pela proprietária do restaurante, tive atitude de voltar para um local distante daquelas pessoas”, relatou Xakriabá.

Injúria racial

A Polícia Militar foi acionada ao local e registrou o caso como injúria racial, crime que desde janeiro deste ano passou a ser equiparado ao de racismo. O grupo tentou convencer os policiais de que não tinham cometido racismo e que os comentários eram sobre a admiração em relação aos indígenas.

“Enfrentar o racismo com coragem é buscar também conscientizar toda a sociedade. É crime e precisa parar! Racistas não passarão! A luta continua sempre!”, escreveu Xakriabá, na publicação do Instagram.

Em outra publicação na mesma rede social, Célia agradeceu o apoio das pessoas que se solidarizaram com ela e suas assessoras e declarou que “denunciar racismo é um ato coletivo”. “Usaremos a nossa voz para romper com esse ciclo de violência”, escreveu a deputada federal na legenda da publicação.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.