‘Não é sobre vender viagens, é sobre comprar experiências’, diz José Graco, empreendedor que tem se destacado no ramo de Turismo

José é fundador da Gracco Viagens, que já realizou mais de 10 mil experiências ao longo de 6 anos de trabalho (Ricardo Oliveira/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Conhecido pela criatividade, carisma e por estar sempre atento às necessidades da clientela, o empreendedor José Graco Ferreira da Silva tem se destacado no mercado de turismo. Fundador da “Gracco Viagens e Turismo“, o recifense, de 44 anos, compartilha com a REVISTA CENARIUM parte da trajetória que envolve sonhos, lutas, conquistas, gestão e o sucesso de uma agência de viagens amazonense totalmente online.

Formado em Administração, pós-graduado em Coaching e diversos treinamentos com especialização em Liderança e Gestão de Pessoas, o empresário, que há 6 anos se dedica em facilitar a realização de viagens, tanto para cidades do Brasil quanto para o exterior, destaca que o foco em marketing digital é uma das principais ferramentas para o sucesso das empresas que querem se estabelecer no mercado, atualmente.

Seja influenciador do seu próprio negócio. O mercado está cada vez mais competitivo, e buscar novas alternativas para envolver e conquistar o cliente têm sido o desafio de todo empresário do ramo de turismo. Nós, da Gracco Viagens, temos como foco o atendimento com excelência, então, buscamos aprimorar nossos métodos e investir, principalmente, no marketing digital, justamente para conseguir proporcionar as melhores experiências”, considera Graco.

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Empreendedor José Graco Ferreira da Silva (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Paixão e empreendedorismo

Graco iniciou a trajetória profissional ligada ao turismo em 1997, quando trabalhou na recepção da extinta companhia área Viação Aérea São Paulo (VASP). Anos depois virou agente de viagens da empresa CVC, em seguida gerente da companhia Gol Linhas Aéreas. Neste período, exerceu cargos administrativos com trabalho de gestão em diversas áreas, mas não deixava o turismo de lado.

“Ali, a semente da paixão pelo turismo foi plantada. Realmente, não é fácil trabalhar nesse ramo, mas quando se faz o que ama, o trabalho deixa de ser trabalho e vira diversão. Hoje, minha maior realização é ver o sonho dos meus clientes concretizados“, conta o empresário que complementa:

É pensando nesse sentimento e satisfação que desvio das dificuldades do mercado. Todo trabalho tem suas dificuldades, só que um bom empreendedor não desiste nas primeiras barreiras encontradas. A persistência é o segredo para o sucesso“, salienta o empreendedor.

O recifense de 44 anos é conhecido pelo carisma e dedicação ao mundo do turismo (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Gracco Viagens e Turismo

Fundada em Manaus no ano de 2016, a Gracco Viagens já realizou mais de 10 mil experiências ao longo de 6 anos de trabalho. Atualmente, além da capital amazonense, a empresa também possui uma base de vendas em Recife, local onde o empresário reside.

Com o atendimento na modalidade online, José Graco aposta no setor de vendas e atendimentos virtuais. “Sabemos que a internet vem se tornando o melhor meio de vendas do mundo, e nosso foco continua sendo as vendas online, mas nada impede de, no futuro, abrirmos um espaço físico para atender nossos clientes, inclusive, essa ideia já está no papel, pronta para ser executada“, afirma.

O empresário, além de acreditar na qualidade do atual formato de serviço disponível ao público, também crê na conexão e parceria com os clientes. “Nesses seis anos de existência, a Gracco Viagens tem conquistado o seu espaço na cidade de Manaus, no Brasil e até no exterior, apostando em um atendimento exclusivo e personalizado para fidelizar seus clientes. E olha, a receita vem dando certo!“, comenta.

Site de vendas (Reprodução/Gracco Viagens)

‘Um bom gestor tem empatia’

Por falar em conexão e parceria, o gestor relembra o período da pandemia, fase em que os empreendedores foram, de fato, um dos mais afetados economicamente. Segundo o empreendedor, momentos dessa natureza exige empatia, sentimento sempre presente em um bom líder.

Sendo influenciador do meu próprio negócio, e para que a crise não afetasse tanto a empresa, fiz com que meu cliente pudesse conhecer quem estava por trás dos bastidores da Gracco Viagens. Pouco se fala de empatia nos negócios, então, resolvemos aproximar o cliente e funcionários da agência compartilhando os momentos difíceis e, claro, nunca deixando de acreditar que tudo iria ficar bem logo”, relembra.

De acordo com ele, é justamente por meio do resultado dessas experiências vividas pelos clientes que novos consumidores passam a ter confiança nos serviços ofertados, fazendo com que os clientes já fidelizados sejam os próprios promotores de credibilidade da empresa.

Desafio e qualidade

Questionado sobre qual seria o maior desafio para um profissional que conduz uma agência de viagens, José Graco é rápido ao mencionar a “concorrência virtual”. Para ele, a falta e comprometimento de algumas empresas que se atentam somente ao valor do produto vendido, sem dispor de uma política de assistência, pode prejudicar empreendimentos sérios e comprometidos com todo o processo, desde a compra até a pós-viagem.

Tem uma máxima que reflete muito bem sobre a concorrência virtual: “às vezes, o barato sai caro”. Tem clientes que pensam apenas no preço, mas não pensam no auxílio caso dê algum problema com essa compra. É comum vermos depoimentos de pessoas que compraram em sites, por conta do preço, mas ficaram desassistidas na hora que aconteceu um problema“, lamenta o empresário que destaca:

Na Gracco Viagens, nossa missão não acaba quando o cartão do cliente é aprovado, temos a política de assistência onde o cliente é atendido na captação, que chamamos de pré-viagem, durante o processo de compra, e finaliza no pós-viagem que é o feedback sobre o serviço prestado. Esse tem sido nosso diferencial para concorrer de igual para igual com os preços que a internet proporciona. Aqui, você não compra apenas uma passagem, na Gracco Viagens você compra uma experiência“, explica José.

“Foque naquilo que você acredita”, diz José Graco (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

‘Tem que acreditar’

Aos que desejam, assim como Graco, investir no ramo do turismo e viagens, o empreendedor lista quatro pontos considerados por ele como essenciais.

“Ao longo desses anos e das mais de 10 mil experiências proporcionadas, tivemos e vivemos os mais diversos cenários desse ramo de trabalho. Primeiro, foque naquilo que você acredita, invista em marketing digital, identifique seu nicho de cliente e inove sempre, seja competitivo com você. Não é uma receita de bolo, ou seja, não será apenas isso que fará com que você tenha sucesso no turismo. É preciso paciência e resiliência para superar os desafios. O sucesso é uma decisão, vai de você acreditar e conquistar“, finaliza Graco.

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