Nas primeiras 5 horas do pleito, treze pessoas são detidas no AM por crimes eleitorais

As ocorrências por crime eleitoral foram registradas nas cidades de Manaus, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Jutaí, Eirunepé, Beruri e Autazes (Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Mansur, informou no início da tarde deste domingo, 2, que 13 pessoas foram detidas em todo o Estado por crimes eleitorais, como compra de votos, boca de urna e divulgação de material de propaganda. Além da secretaria de Segurança, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Polícia Federal também divulgaram o balanço das primeiras 5 horas deste primeiro turno.

As ocorrências por crime eleitoral foram registradas nas cidades de Manaus, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Jutaí, Eirunepé, Beruri e Autazes. Quanto ao descumprimento da Lei Seca – que proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes – o mesmo quantitativo de estabelecimentos foram fiscalizados e fechados.

Mansur acrescentou, ainda, que as ocorrências policiais no Estado transcorrem dentro da normalidade, sem riscos de interferência ao pleito. “Nenhuma ocorrência de grande vulto que pudesse prejudicar o pleito, nem sabotagem ou vandalismo”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Amazonas conta com seis mil agentes e está sendo acompanhada em tempo real a partir de um centro integrado de comando e controle localizado em Manaus. Todas as informações são repassadas para um centro nacional, em Brasília, no Distrito Federal.  

Denúncias no TRE-AM

O presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, acrescentou que o órgão recebeu 11 representações sobre propaganda irregular, na internet, uma ação de investigação judicial eleitoral referente a uma publicação inverídica em rede social e uma notícia-crime. O tribunal recebeu 70 denúncias por meio do aplicativo Pardal.

O quantitativo de urnas eletrônicas substituídas também foi atualizado. Até as 9h eram sete, agora, já são 43, sendo 13 em Manaus e 30 no interior. “As eleições estão transcorrendo dentro da normalidade. Está em boa marcha e espero que continue”, disse.

Sobre a poluição causada por santinhos jogados nas ruas de Manaus neste domingo, 2, conforme noticiou a REVISTA CENARIUM, a Procuradora Regional Eleitoral Catarina Sales acrescentou que o Ministério Público tem 48 horas para ajuizar ação contra os responsáveis.

Polícia Federal

Por fim, a Polícia Federal no Amazonas afirmou que foram registradas menos ocorrências neste pleito, até o momento, no comparativo aos anos anteriores. O delegado federal Fábio Pessoa afirmou que, apenas no Aeroclube de Manaus, foram fiscalizados 112 voos e 637 passageiros. Já no Porto de Manaus, foram 22 embarcações e 525 passageiros.

“Teve um trabalho preventivo, esse ano, maior do que o normal, sempre com fiscalização na saída de Manaus, aeroporto e aeroclube”, disse.

O delegado acrescentou que, no momento da coletiva de imprensa, estava sendo atendida, no município de Carauari, uma ocorrência de transporte irregular e corrupção de eleitores.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.