No AM, competição escolar qualifica atletas para campeonato estadual de ginástica


26 de maio de 2023
No AM, competição escolar qualifica atletas para campeonato estadual de ginástica
Competição de ginástica rítmica aconteceu no Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia Mendonça, nesta sexta, 26 (Bruno Sena/Revista Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Atletas da ginástica rítmica, das categorias infantil e juvenil, participaram nesta sexta-feira, 26, dos Jogos das Escolas Particulares do Amazonas (Jepam), competição que qualifica os melhores colocados para os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas). O evento foi realizado no Centro de Ginástica do Amazonas “Bianca Maia Mendonça”, na Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

As provas aconteceram nos aparelhos arco e massas, além da modalidade mãos livres, e tiveram envolvimento de cinco escolas privadas. De acordo com a coordenadora-geral da ginástica do Jepam e vice-presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), Verônica Martins, a disputa representa a expansão do esporte nas instituições de ensino, bem como nos clubes filiados.

Competidora da ginástica rítmica durante apresentação com aparelho ‘massas’ (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)

“A ginástica rítmica está presente nesta seletiva, depois vem a municipíadas, as seletivas pelo interior. E, aí, vem o Jeas, que é em julho, finalizando essa série de competições. Depois, quem classificar no Jeas, vai ganhar o direito de ir para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) como também para os Jogos da Juventude. É uma escala de ranqueamento”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora-geral, nesse sábado, 27, as competições seguem no Centro de Treinamento (CT), porém, com a ginástica artística. A disputa inicia a partir das 8h nas categorias solo, trave e salto.

Competidoras

A estudante do 8° ano do ensino fundamental, do Serviço Social do Comércio (Sesc), Maria Alice Costa, 12, participou da competição e é uma veterana no esporte. De acordo com o pai dela, o funcionário público Otávio Costa, a filha está em preparação para o Jeas.

Maria Alice Costa, 12, atleta da ginástica rítmica (Bruno Sena/Revista Cenarium)

É muito importante, tanto para o desenvolvimento dela como pessoa quanto como atleta. Assim como o esporte ajuda na concentração, ele ajuda na disciplina e a ensina a criar responsabilidades. Eu fui esportista, desse modo, quando ela entrou nesse segmento, para mim, foi maravilhoso acompanhá-la“, disse Costa.

A nutricionista Mariana Cavalcante viu no esporte o desenvolvimento das filhas Manuela Cavalcante, 5, e Raiane Cavalcante, 12, que competiram pelo Instituto de Educação “El Shaday”. Para a mãe das atletas, o esporte é gratificante e um momento diário na rotina das ginastas. “Desde que elas iniciaram no esporte, só vimos benefícios”, comentou.

As irmãs Raiane e Manuela após competição de ginástica artística (Bruno Sena/Revista Cenarium)
Leia mais: Federação avalia atletas de base e iniciantes em competição de ginástica no AM

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.