No AM, seis pessoas são presas por esquema de lavagem de dinheiro para facção


09 de julho de 2024
No AM, seis pessoas são presas por esquema de lavagem de dinheiro para facção
As prisões ocorreram no Amazonas e em outros Estados (Reprodução)
Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Seis pessoas foram presas, no Amazonas, durante a “Operação Rota do Rio 2“, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que investiga um grupo responsável por lavar dinheiro para uma facção criminosa. Entre os presos, no Estado, estão dois empresários e um policial.

Os policiais cumprem 16 mandados de prisão preventiva no Amazonas, sendo 26 no total, em cinco Estados brasileiros. As prisões ocorrem em Manaus, capital do Estado, em endereços nas Zonas Centro-Sul e Oeste da capital.

Leia também: Ex-prefeito de Anamã é alvo de operação por lavar dinheiro do Comando Vermelho

Os suspeitos foram identificados como o empresário André Luiz Perez Araújo, dono de uma empresa de transporte fluvial sediada no município de Tabatinga, interior do Amazonas; o policial André Luiz Lessa Maia e o empresário Raimundo Lima da Silva, proprietário de uma distribuidora de frios. Outros três suspeitos presos, sendo um deles uma ex-esposa de Raimundo, não tiveram a identidade revelada.

Esta é a segunda fase da operação, cujas investigações analisaram transações financeiras ocorridas entre 2017 e 2022 e constataram a existência de uma estrutura de lavagem de dinheiro proveniente da venda de drogas. O esquema envolvia depósitos bancários em contas de empresas localizadas principalmente em regiões de fronteira do Amazonas.

Os alvos são integrantes do Comando Vermelho, que atua principalmente no estado do Rio de Janeiro, e de uma facção associada que atua no Amazonas. Os mandados estão sendo cumpridos nos dois Estados, além do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Na primeira fase, desencadeada em maio deste ano, a Polícia Civil investigou o esquema de abastecimento do Comando Vermelho com drogas que entram no Brasil através de fronteiras internacionais do Amazonas com outros países.

Foragidos

Dois dos principais alvos da operação são Caio Cardoso dos Santos, conhecido como Mano Caio, e Sílvio Andrade Costa, o Silvinho. Os dois são do Amazonas e, de acordo com as investigações, estão escondidos no Complexo da Maré.

Carros da Polícia Civil e um blindado estão na região desde cedo, nas comunidades Parque União e Nova Holanda. Criminosos reagiram à ação policial e dispararam contra as forças de segurança.

Outro alvo é Cleiton Souza da Silva, considerado pelos policiais um elo entre os traficantes do Rio de Janeiro e do Amazonas. Os investigadores afirmam que ele é o responsável pelo abastecimento de drogas de comunidades da Zona Sul da capital fluminense.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.