No Amazonas, programa ‘CNH Social’ possibilita novas oportunidades no mercado de trabalho


28 de dezembro de 2022
No Amazonas, programa ‘CNH Social’ possibilita novas oportunidades no mercado de trabalho
Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega carteiras de habilitação do programa CNH Social (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – “Passei para o cargo de operador de Central de Controle graças à CNH Social. Não tinha como pagar e quando fui contemplado foi uma felicidade”. A conquista do amazonense Ivan Andrade mostra o quanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode influenciar para novas oportunidades no mercado de trabalho. “Começar o ano com essa conquista”, comemorou o trabalhador.

Na manhã desta quarta-feira, 28, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, em coletiva à imprensa, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), zona Centro-Sul de Manaus, a abertura de mais 10 mil vagas para o programa CNH Social. Os contemplados devem ser divulgados ainda hoje.

Ivan Andrade conseguiu promoção no trabalho graças à CNH Social (César Aleijos/Revista Cenarium)

Ao todo, 35 mil pessoas de baixa renda, registradas no CadÚnico do governo federal, devem ser contempladas nessa fase do programa, que prevê ainda a abertura de mais 5 mil vagas em um novo edital até o dia 9 de janeiro de 2023, totalizando 40 mil amazonenses beneficiados.

O programa CNH Social completou um ano em dezembro, com 13,6 mil pessoas em processo para obtenção da carteira de motorista e outras 1,5 mil que já possuem a habilitação expedida. Em Manaus, são 3.844 pessoas atendidas, já nos municípios do interior, o programa chegou a 9.832 pessoas.

Para o governador Wilson Lima, o Detran-AM foi o órgão que mais avançou no processo de modernização no Estado. “Hoje, você não precisa ir à sede do órgão para fazer os serviços, porque tudo é digital. Ampliamos as instituições financeiras que podem receber as taxas do Detran em um trabalho para cada vez mais otimizar os serviços entregues para a população“, disse.

Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega carteiras de habilitação do programa CNH Social (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A REVISTA CENARIUM questionou o governador sobre projetos de mobilidade urbana, tendo em vista o aumento de motoristas habilitados e o impacto no trânsito de Manaus.

Wilson Lima respondeu haver parceria com as prefeituras, tanto de Manaus quanto do interior, que continua e que obras de infraestrutura estão dentro do planejamento estratégico do Estado. “Temos uma parceria entre as prefeituras e o governo do Estado para a montagem de estrutura no Detran, na Polícia Militar e Guarda Municipal. São construções que a gente tem feito para garantir essas melhorias“, disse.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.