No Amazonas, programa ‘CNH Social’ possibilita novas oportunidades no mercado de trabalho

Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega carteiras de habilitação do programa CNH Social (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – “Passei para o cargo de operador de Central de Controle graças à CNH Social. Não tinha como pagar e quando fui contemplado foi uma felicidade”. A conquista do amazonense Ivan Andrade mostra o quanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode influenciar para novas oportunidades no mercado de trabalho. “Começar o ano com essa conquista”, comemorou o trabalhador.

Na manhã desta quarta-feira, 28, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, em coletiva à imprensa, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), zona Centro-Sul de Manaus, a abertura de mais 10 mil vagas para o programa CNH Social. Os contemplados devem ser divulgados ainda hoje.

Ivan Andrade conseguiu promoção no trabalho graças à CNH Social (César Aleijos/Revista Cenarium)

Ao todo, 35 mil pessoas de baixa renda, registradas no CadÚnico do governo federal, devem ser contempladas nessa fase do programa, que prevê ainda a abertura de mais 5 mil vagas em um novo edital até o dia 9 de janeiro de 2023, totalizando 40 mil amazonenses beneficiados.

PUBLICIDADE

O programa CNH Social completou um ano em dezembro, com 13,6 mil pessoas em processo para obtenção da carteira de motorista e outras 1,5 mil que já possuem a habilitação expedida. Em Manaus, são 3.844 pessoas atendidas, já nos municípios do interior, o programa chegou a 9.832 pessoas.

Para o governador Wilson Lima, o Detran-AM foi o órgão que mais avançou no processo de modernização no Estado. “Hoje, você não precisa ir à sede do órgão para fazer os serviços, porque tudo é digital. Ampliamos as instituições financeiras que podem receber as taxas do Detran em um trabalho para cada vez mais otimizar os serviços entregues para a população“, disse.

Governador do Amazonas, Wilson Lima entrega carteiras de habilitação do programa CNH Social (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A REVISTA CENARIUM questionou o governador sobre projetos de mobilidade urbana, tendo em vista o aumento de motoristas habilitados e o impacto no trânsito de Manaus.

Wilson Lima respondeu haver parceria com as prefeituras, tanto de Manaus quanto do interior, que continua e que obras de infraestrutura estão dentro do planejamento estratégico do Estado. “Temos uma parceria entre as prefeituras e o governo do Estado para a montagem de estrutura no Detran, na Polícia Militar e Guarda Municipal. São construções que a gente tem feito para garantir essas melhorias“, disse.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.