No Brasil, frente fria mais intensa faz temperaturas caírem no Sudeste e Região Sul registrar neve e geada
19 de agosto de 2022

Com informações do Infoglobo
RIO DE JANEIRO – A frente fria mais intensa desse inverno derrubou as temperaturas em diversos Estados nessa sexta-feira, 19. No Sul, houve registro de neve e geadas, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, o frio deve bater o recorde do ano.
A previsão é que sábado, 20, seja o dia mais frio de 2022 na cidade do Rio, com 19°C de temperatura máxima. Em São Paulo, a mínima deve ficar entre 7 e 8°C , perto do recorde de 6,3°C de maio.
“É a frente fria mais intensa do inverno, até agora. Só está, ainda, em fase de comparação com as frentes de maio e junho para saber se é a mais forte de todo o ano”, explicou Wanderson Luiz Silva, meteorologista da UFRJ. “No decorrer deste fim de semana, ainda vai fazer bastante frio. Ao longo da próxima semana, as temperaturas já começam a se elevar, gradativamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/B/f/tPvHhcSA6Vbb57TxBBZQ/100204429.jpg)
Neve no Sul
Apesar de atingir mais fortemente o Sul e o Sudeste, a frente fria também afetou o Centro-Oeste e até parte do Norte do País, como o Acre. Mas foi em Santa Catarina onde o fenômeno atingiu seu ápice, com registro de flocos de neve em quatro cidades: Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim. Ao todo, foram 28 cidades com temperaturas negativas no Estado, entre a quinta e a sexta-feira. Em Urupema, a sensação térmica chegou a 25°C negativos.
Nessas cidades, porém, o frio não assusta os visitantes. Pelo contrário, turistas chegaram em massa para acompanhar a neve. No sábado, há previsão de recorde de temperaturas negativas no ano, com registros de até 10°C negativos.
“As cidades estão lotadas já para o final de semana, por causa da previsão de neve. Amanhã (sábado), vai ser o dia mais frio do ano, afirma o fotógrafo Mycchel Legnaghi, o famoso “caçador de geadas” de São Joaquim. Por enquanto, houve chuva congelada e resquícios de neve. Como choveu pouco, os flocos de neve ficaram pequenos, mas as gotículas de chuva no solo ficaram, totalmente, congeladas, não era nem geada, foi congelamento mesmo. E os lagos congelaram também.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/y/i/GYeb8gTPeKXemrxhDsJw/img-20220819-wa0042.jpg)
No Centro de São Joaquim, as árvores ficaram com seus galhos congelados como se fossem esculturas de gelo. No Rio Grande do Sul, também houve registros de temperaturas negativas e de geadas. Na costa do País, junto ao frio, há alertas de ressacas e formação de ciclones extratropicais.
